Pedro Paulo é um dos destaques do Gil Vicente no Campeonato Português Sub-16
Visto como porta de entrada da Europa, Portugal é uma espécie de porto seguro para muitos atletas brasileiros. Entretanto, não existe um estudo concreto sobre a quantidade de jogadores tupiniquins que atuam por lá. Na primeira divisão do país, por exemplo, a soma ultrapassa 130 atletas nascidos no Brasil.
No entanto, o estudo não leva em consideração jogadores das categorias de base, como o atacante Pedro Paulo de 15 anos, do Gil Vicente. Natural do Rio de Janeiro, o menino desembarcou em Portugal em 2007, ao lado da família, quando tinha seis meses de vida. Hoje com 15 anos, 1.80 de altura e 78 quilos. Além disso, impressiona pelo porte físico e a qualidade com a bola no pé.
Antes de mais nada, o jovem atleta que deu os primeiros passos no CD Mafra. Posteriormente, se transferiu para o Gil Vicente onde é um dos destaques do Campeonato Português da categoria Sub-16. Com a temporada ainda no início, Pedro Paulo soma 2 gols e 4 assistências em cinco partidas.
“Antes de tudo, venho evoluindo muito tática, técnica e mentalmente para conquistar os meus objetivos aqui em Portugal. O trabalho no Gil Vicente é muito forte e, por isso, nos exige bastante vigor e qualidade. Acredito que o futebol português é uma das principais ligas do mundo e por isso é importante vir bem preparado desde a base”, explicou o jovem atleta ao Torcedores.com.
Pedro Paulo busca inspiração em craques internacionais
De acordo com estudo feito em 2015 pela CBF, em número de transferências, Portugal é o país que mais importa atletas do Brasil. Em contrapartida que vem reforçando a seleção com jogadores como Deco, Liédson, Pepe, Otávio e recentemente Matheus Nunes vestiram a camisa encarnada
Pedro Paulo tem dupla cidadania e, por enquanto, ainda não se viu obrigado a escolher a camisa que pretende vestir no futuro. Porém, elegeu dois astros internacionais para mostrar nortear sua carreira.
“Apesar de não ter visto jogar, ao vivo, o Ronaldo Fenômeno é a minha maior inspiração. A força física e a explosão na arrancada são coisas que eu busco fazer igual. Do mesmo modo que busco me inspirar em Cristiano Ronaldo. Ele é, antes de tudo, um exemplo de atleta, é determinado e incansável na busca pela perfeição. Vejo como o torcedor português se identifica com ele. O Cristiano, acima de tudo, se esforça para ser exemplo e isso é muito importante”, encerrou o brasileiro.
Pedro Paulo está no radar da CBF
Vale ressaltar que nos últimos anos a CBF tem montado uma verdadeira força tarefa para evitar perder jogadores para outros países. Com idade sub-16 Pedro Paulo pode ser chamado tanto por Filipe Ramos de Portugal como por Dudu Patetuci, técnico da seleção brasileira Sub-16.
Nesta semana, por sua vez, o Gil Vicente recebeu a notícia de que deve receber em março a visita do ex-meia e agora observador técnico da CBF, Djair Brito. Com passagens por equipes como Fluminense, Botafogo e Flamengo, ele assumiu o cargo à convite de Branco – coordenador técnico de base da CBF. Desde então, trabalha em busca de uma aproximação com os clubes pela seleção brasileira.
“Antes de mais nada, começamos essa parte da observação, principalmente das visitas, para ter uma integração entre a CBF e clubes. Até mesmo para a gente começar a conhecer o dia a dia dos jogadores, das comissões técnicas e o próprio clube também começar a conhecer o nosso trabalho”, revelou ao Torcedores.com.
As visitas técnicas fazem parte do trabalho da CBF com monitoramento sobre as categorias do Sub-15 ao Sub-23, coletando informações para abastecer a comissão técnica. Além do Gil Vicente, Djar Brito planeja visitas a clubes como o Braga, Famalicão, Estoril Praia, Vitória de Guimarães, entre outros.