Jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo teve três cartões vermelhos e intervenção do VAR em quatro ocasiões
Nesta quinta-feira (27), o Brasil manteve sua invencibilidade nas Eliminatórias da Copa do Mundo, ao empatar em 1 x 1 com a seleção do Equador. O jogo foi marcado por um primeiro tempo bem truncado.
A seleção canarinho abriu o placar no início do jogo com Casemiro, mas a primeira etapa teve as expulsões do goleiro Domínguez e do lateral Emerson. Além disso, Alisson também recebeu o cartão vermelho, mas o lance foi anulado pelo VAR.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais aberto, mas a seleção equatoriana era quem criava as melhores chances. E o empate acabou vindo com Félix Torres.
O jogo seguiu com emoção até o minuto final, com direito a mais uma penalidade marcada a favor do Equador. Porém mais uma a arbitragem de vídeo agiu, anulando tanto o pênalti como o segundo cartão amarelo que tinha sido mostrado para Alisson.
Com isso, o jogo terminou em 1 x 1, com a seleção brasileira mantendo sua invencibilidade nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJSYVV5ZzNIUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Sobre o jogo – Equador 1 x 1 Brasil
Primeiro tempo
Com apoio da torcida, o Equador começou o jogo indo para cima e Enner Valencia quase abriu o placar no primeiro lance. Mas logo em seguida, em cruzamento de Coutinho, Casemiro finalizou, marcando o primeiro gol do duelo.
Para complicar a situação equatoriana, Domínguez saiu mal em disputa de bola na área, acertando Matheus Cunha. Com ajuda do VAR, a arbitragem expulsou o goleiro. Porém a vantagem numérica durou poucos minutos. Emerson, que já tinha levado o primeiro cartão amarelo logo no começo do jogo, atingiu Estrada, deixando o Brasil com 10 jogadores em campo.
Por pouco a seleção canarinho não perdeu seu goleiro titular. Alisson deu um chutão em lance na defesa, mas acabou acertando o rosto de Enner Valencia. O juiz deu cartão vermelho direto, mas após análise do VAR, a expulsão foi cancelada, com o goleiro ficando apenas com o cartão amarelo.
Segundo tempo
Com mais espaços em campo por conta das expulsões, o jogo ganhou em emoção. Logo no primeiro lance Daniel Alves atrapalhou Alisson e a bola sobrou para Estrada, que balançou as redes. Mas o gol foi anulado pela bola ter saído pela linha de fundo no começo do lance. Em seguida foi a vez de Casemiro quase marcar seu segundo gol, mas a finalização passou rente ao gol.
Aos 13 minutos foi a vez do VAR se fazer presente. Após o juiz marcar penalidade a favor do Equador, a arbitragem de vídeo auxiliou o juiz, mostrando que Raphinha não acertou Estupiñán no lance.
O jogo seguiu aberto, com chances para os dois lados e o empate do Equador acabou saindo em cobrança de escanteio. Félix Torres ganhou de Casemiro e cabeceou para o fundo da rede. Alisson até toca na bola, mas não consegue evitar o gol de empate. Os donos da casa seguiram melhor e tiveram nos acréscimos mais uma penalidade marcada a seu favor, porém mais uma vez o VAR entrou em campo, anulando o lance e a expulsão de Alisson.
Destaques da partida
Em um jogo com muitas faltas e poucas jogadas trabalhadas, o destaque fica para Casemiro, autor do gol brasileiro. Outro que merece destaque por sua atuação foi o zagueiro Thiago Silva.
Por outro lado, Wilmar Roldán, juiz da partida, merece o destaque negativo. Isso porque se não fosse o VAR, o árbitro teria se complicado. Apenas com a ajuda da arbitragem de vídeo aconteceu a expulsão do goleiro equatoriano.
Além disso, o VAR evitou que Alisson fosse expulso e que uma penalidade contra o Brasil fosse marcada, em lance onde Raphinha não acertou o jogador do Equador e também a penalidade no fim do jogo a favor do Equador, em lance onde o juiz deu o segundo cartão amarelo, mas a equipe de vídeo ajudou o juiz a anular tanto o lance e a expulsão do goleiro brasileiro.
Mais informações do Brasil e Equador
Com o empate, a seleção treinada por Tite segue sem perder nas Eliminatórias da Copa do Mundo, chegando aos 36 pontos. Dessa forma, o Brasil segue com larga vantagem na liderança geral.
Por outro lado, o Equador se mantém na 3ª posição, com 24 pontos. Com isso, a seleção equatoriana segue com grandes chances de garantir vaga na Copa do Mundo do Catar.
FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo – 15ª rodada
Equador 1 x 1 Brasil
Data e horário: 27/01/2022, às 18h (de Brasília)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito (Equador)
Escalações
Equador: Domínguez; Ángelo Preciado (Romario Caicedo); Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Gruezo (Ayrton Preciado), Moisés Caicedo (Jhegson Méndez) e Franco (Galíndez); Estrada (Carcelén), Enner Valencia e Plata. Técnico: Gustavo Alfaro
Brasil: Alisson; Emerson, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho (Daniel Alves); Raphinha (Antony), Matheus Cunha (Gabigol) e Vinicius Jr (Gabriel Jesus). Técnico: Tite
GOLS
- Equador: Félix Torres (29′ segundo tempo)
- Brasil: Casemiro (3′ primeiro tempo)
CARTÕES AMARELOS
- Equador: Enner Valencia e Moisés Caicedo
- Brasil: Emerson, Alisson e Éder Militão
CARTÕES VERMELHOS
- Equador: Domínguez
- Brasil: Emerson
LEIA TAMBÉM:
Equador x Brasil: confira o retrospecto completo em Eliminatórias entre as seleções
Mercado da bola: Marinho no Flamengo, Palmeiras quer Alan Kardec, Thiago Neves no Fluminense; os rumores do dia
Saiba como saída de Michael pode encaminhar chegada de Marinho ao Flamengo
Pablo, Lucas Pratto e mais: 5 jogadores que chegaram com status no São Paulo mas não deram certo
Galvão se irrita com árbitro de Brasil x Equador e diverte web: “maluco”
Por que Cristiano Ronaldo bloqueou no seu Instagram um dos maiores sites de esportes do mundo?
Marinho vai receber no Flamengo o dobro do salário que tinha no Santos; veja valores