Sob a gestão de Ronaldo Fenômeno e a injeção de investimentos somada às chegadas de reforços devem trazer de volta o sorriso ao rosto do cruzeirense
Na próxima quarta-feira (26), o Cruzeiro dará o pontapé inicial para a promissora temporada de 2022 cujo maior objetivo é o de retornar à divisão de elite do Brasileirão. E para isso, a Raposa vai com tudo dentro de campo sem ignorar as mudanças feitas fora dele com a gestão de Ronaldo Fenômeno.
Saiba quando será a luta de boxe entre Popó Freitas e Whindersson Nunes
Se tem uma coisa que o torcedor cruzeirense valoriza mais do que os R$ 400 milhões investidos pelo ex-jogador na compra do clube é a retomada da competitividade. E se depender apenas das projeções feitas antes da temporada começar, o fã do Cabuloso pode ter certeza que, desse ano, a volta para a Série A não passa.
Em 2022, o Cruzeiro vai disputar três competições, começando já na semana que vem frente ao URT no Independência. Por conta de um acordo feito entre o governo do estado e a FMF (Federação Mineira de Futebol), a estreia do time na temporada só poderá ser acompanhada de perto por 20 mil torcedores no estádio.
Treinamentos e jogo-treino
Com pressa de mostrar trabalho, o treinador uruguaio Paulo Pezzolano mal havia sido anunciado e participou do primeiro dia de treinamentos da Raposa no ano. Ele é uma das apostas da direção e terá a responsabilidade de lidar com os jogadores “antigos” e os reforços que chegam para ajudar na retomada.
Ver essa foto no Instagram
Na última quinta-feira (20), chegou a ser cogitado na Toca da Raposa 2 — centro de treinamento do clube em Belo Horizonte — a realização de um jogo-treino contra o sub-20. No entanto, informação não foi confirmada em nenhum canal oficial do Cruzeiro e tudo indica que ainda não será dessa vez que o time terá a oportunidade de jogar junto em 2022.
Estilo de jogo e provável escalação
Mesmo sem ter conduzido um jogo-treino, é possível imaginar como será a equipe de Pezzolano analisando os últimos trabalhos e os relatos dos atletas nesta pré-temporada. E a boa notícia para o torcedor que gosta de ver seu time jogando “para frente”, é que a agressividade, a intensidade e a marcação pressão são atributos do treinador.
Desta maneira, espera-se do substituto de Vanderlei Luxemburgo um Cruzeiro que sufoque seus adversários sempre apostando na velocidade de seus jogadores. E peças para isso não vão faltar, uma vez que para 2022 o elenco terá reforços para praticamente todos os setores, com as principais mudanças acontecendo no gol, na defesa e no ataque.
O Cabuloso não terá a experiência de Fábio para esta temporada e, para repor a lacuna deixada, contratou o goleiro Rafael Cabral. Ele ficou conhecido no futebol por ser o defensor da meta santista na época dourada de Neymar e Ganso, e pode agregar não só debaixo das traves como também com a bola no pé.
Ver essa foto no Instagram
O setor responsável por proteger o gol do Cruzeiro ganhou também o reforço do ex-são paulino Maicon e de Sidnei, ex-Real Betis, da Espanha. Na frente deles, a dupla de meias Willian Oliveira e Pedro Castro dividirão a posição com João Paulo, que chega como candidato a ficar com a camisa 10.
E para o brilho no olhar de Paulo Pezzolano, o ataque terá dois nomes de destaque na última Série B: Waguininho e Edu. O primeiro subiu com o Coritiba e marcou 11 gols em 48 partidas ao longo da temporada, distribuindo duas assistências para seus companheiros. Já Edu, foi simplesmente o artilheiro do campeonato com 17 gol. O “selecionável” da Bolívia Marcelo Moreno deve completar o time.
É esperado que o Cruzeiro entre em campo no formato 4-3-3, neste ano, com: Rafael Cabral; Gabriel Dias, Sidnei, Maicon e Rafael Santos; Willian Oliveira, Pedro Castro e João Paulo; Waguininho, Edu e Marcelo Moreno.
Reforços e despedidas
Se tem um clube cuja janela de transferências foi agitada neste virada de ano é a Raposa. Ainda sem saber que seria comprado por Ronaldo Fenômeno, o time foi ao mercado e anunciou um pacote de reforços que reuniu quase dez nomes em poucas semanas. Mais tarde, o pentacampeão sentiu que deveria intervir e desfez o negócio com alguns.
As principais dispensas foram a do goleiro bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras, Jaílson, e o lateral Pará, campeão do Brasileirão de 2019 pelo Flamengo. O guarda-redes, inclusive, já acertou seu futuro e confirmou sua permanência em Minas Gerais, só que defendendo as cores do América-MG.
Com algumas modificações, o Cruzeiro conseguiu fechar sua dezenas de reforços para este ano. Confira os jogadores e os clubes de onde eles vieram:
Edu (Brusque), Fernando Neto (Vitória), Filipe Machado (retorno após ficar sem clube), João Paulo (Atlético-GO), Maicon (Al-Nassr), Mateus Silva (Ituano), Pedro Castro (Botafogo), Rafael Cabral (Reading), Sidnei (Betis) e Waguininho (Coritiba)
Jogos do Cruzeiro
O time terá três desafios nesta temporada, sendo o maior deles o retorno para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mas bem antes disso, Paulo Pezzolano terá duelos nas primeira fases da Copa do Brasil e a estreia no Mineiro. O estadual começa na próxima quarta-feira (26) para o Cruzeiro e já reserva um clássico na terceira rodada. Veja a agenda:
Quarta-feira, 26 de janeiro – 1º rodada
Cruzeiro x URT, às 17h, no estádio Independência
Domingo, 30 de janeiro – 2ª rodada
Athletic Club x Cruzeiro, às 11h, no estádio Joaquim Portugal
Quarta-feira, 2 de fevereiro – 3ª rodada
Cruzeiro x América-MG, às 17h30, no estádio do Mineirão
Sábado, 5 de fevereiro – 4ª rodada
Caldense x Cruzeiro, às 16h30, no estádio Ronaldão
Quarta-feira, 9 de fevereiro – 5ª rodada
Cruzeiro x Democrata GV, às 18h, no estádio do Mineirão
Leia também
Cantora Elza Soares morre no mesmo dia de Garrincha, amor da sua vida, 39 anos depois
CBF ‘ignora’ Covid-19 e terá Mineirão lotado para jogo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias
Se queda! Flamengo anuncia renovação de Arrascaeta; veja novo vínculo
Decepção? Mecenas do Atlético-MG fala sobre saída repentina de Cuca
Mercado da bola: Mais um! Clube da França manifesta interesse por Endrick, do Palmeiras