Já classificada, Seleção queria usar time ‘alternativo’ e tentar amistosos na Europa, mas plano foi barrado
O Brasil terá que jogar as Eliminatórias da Copa do Mundo com sua equipe principal. A CBF teve um plano de jogar os dois compromissos finais do torneio, em março, com um time reserva, mas foi barrada pela Fifa de fazê-lo, segundo informação do GE.
A CBF chegou a pedir à Fifa e à Conmebol uma espécie de ‘permissão’ para poder escalar nestes dois últimos jogos, contra Chile e Bolívia, um time chamado ‘alternativo’ para que o ‘principal’ pudesse fazer amistosos na Europa. Mas as duas entidades decidiram por não dar tal permissão à entidade para que tal procedimento aconteça.
Um dos motivos tem a ver com a própria competição. Tanto Conmebol como Fifa acreditam que o Brasil deveria ‘prestigiar’ as Eliminatórias (isto é, ir com seus melhores jogadores) tanto pelas questões esportivas como pelas comerciais. Além disso, há também a possibilidade de que chilenos e bolivianos cheguem com chances de classificação para estas rodadas, o que também ‘forçaria’ os brasileiros a não poupar atletas.
[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJtTUxYbVdOcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Como neste período também há a repescagem das Eliminatórias Europeias, a CBF queria marcar amistosos contra seleções europeias, desejo antigo de Tite para testar o elenco brasileiro. Como a maioria dos times do continente estará ‘livre’, seria a chance ideal para tais testes e até havia negociações com times para isto, mas o veto de Fifa e Conmebol impediu que isto acontecesse.
Apenas na metade do ano (haverá janela de amistosos em junho e também setembro) é que o Brasil terá a chance de tentar os tão desejados amistosos contra os europeus ou com outras seleções, que ainda devem ser negociadas para serem realizados.
LEIA TAMBÉM
Polêmica: CBF não obriga jogadores a se vacinarem contra covid
De olho no Mundial, Palmeiras revê protocolos para impedir desfalques por covid-19
Convocação da seleção: Tite deixa Neymar de fora e anuncia primeira lista de 2022; veja nomes
CBF aprova voo fretado para buscar na Europa jogadores convocados para a Seleção