No calendário da F1 desde 1950, Spa-Francorchamps vem recebendo uma série de modificações que começaram ainda no ano passado
O circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, é sem dúvidas um dos mais lendários da Fórmula 1. No calendário desde 1950, contudo, a pista protagonizou um momento bastante polêmicos na temporada de 2021.
Isso porque, devido a uma fore chuva, o GP da Bélgica, que aconteceu em 29 de agosto, teve apenas três voltas computadas. Todas com o safety car na pista. Ou seja, nenhum piloto pôde ultrapassar, e as posições iniciais foram mantidas. Depois de mais de quatro horas de espera, a F1 anunciou o fim da prova.
Entretanto, somente metade dos pontos foram computados aos pilotos já que a corrida teve menos de 75% das voltas concluídas. Enfim, uma polêmica que o GP da Bélgica parece querer deixar para trás. As novas obras, aliás, estão sendo feitas para melhorar a segurança e escoamento de água do circuito. Veja mais fotos aqui.
🇧🇪 O Circuito de Spa-Francorchamps revelou novas imagens das áreas de escape da Eau Rouge em meio à reforma que está sendo feita desde novembro. O layout original das curvas permanece intacto, apenas uma expansão das áreas de escape. Curtiu?#f1 #spafrancorchamps #eaurouge pic.twitter.com/US57fvhPn5
— Central F1 (@CentralF1BR) January 5, 2022
O Circuito de Spa Francorchamps (@circuitspa) revelou novas fotos das obras realizadas na Eua Rouge/Raidillon para aumentar a área de escape. Além disso, uma nova arquibancada está sendo erguida no topo da Raidillon com 4600 lugares + pic.twitter.com/kf6QVpcruU
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) January 5, 2022
Obras em Spa para temporada de 2022 da F1
O objetivo principal das obras é tornar o traçado mais seguro. Sendo assim, a pista poderá sediar, também as 24 horas de Spa de motos, além da prova da F1 e das 24 horas do mundial de Endurance.
Enfim, para isso, a pista recebeu mais áreas de escape em diversos setores, trechos com caixa de brita e novas arquibancadas, mais modernas. Além disso, foram ampliados pontos de escoamento, para se evitar o acúmulo de água no traçado. Dessa forma, espera-se que o incidente no GP da Fórmula 1 de 2021 não se repita.
O circuito de Spa-Francorchamps é um dos mais tradicionais da modalidade. Ele recebeu a F1 desde 1950, com algumas pausas em anos esporádicos. Trata-se de uma das pistas mais longas do calendário, com 7004 km de extensão e 19 curvas no total. O GP da F1 conta com 44 voltas.
LEIA MAIS:
Brad Pitt vai estrelar filme sobre F1 com possível ‘ajuda’ de Hamilton
F1: George Russell faz revelação antes de 1º ano com a Mercedes
Fórmula 1 nunca foi ‘tão tóxica’ desde Senna e Prost, diz chefe da McLaren
F1: Quem são os 10 maiores pilotos da história da Red Bull?
Mercado da bola: Brasileirão tem 54 meios-campistas com contrato encerrando em 2022