Ainda ressentida pela derrota na corrida final, dupla da Mercedes decidiu não comparecer ao evento da F1, mas conduta viola artigo do regulamento
Lewis Hamilton e Totto Wolff, piloto e chefe da Mercedes F1, não vão comparecer à cerimônia de premiação organizada pela FIA aos melhores da temporada da Fórmula 1. Quem confirmou a ausência no evento, que acontece em Paris, na noite desta quinta-feira (16) foi o próprio Wolff. O austríaco, aliás, disse que não estará presente por ‘lealdade a Hamilton’.
Desde o final da corrida em Abu Dhabi, que consagrou Max Verstappen como campeão da F1, a Mercedes se coloca contrárias às decisões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No entanto, apesar da irritação, a escuderia alemã optou por retirar todos os apelos por uma revisão no resultado final da corrida.
“Não estaremos lá”, disse Wolff, se referindo a ele e a Lewis Hamilton “Não estarei lá por causa de minha lealdade a Lewis e por causa de minha integridade pessoal. No entanto, seremos representados por James [Alison], que levará o troféu em nome de todos que devem comemorar nosso oitavo mundial consecutivo. Isso merece ser festejado, porque é uma conquista fantástica da qual temos muito orgulho”, completou o chefe da Mercedes. James Alison é o diretor técnico da equipe alemã, mais uma vez campeã do mundial de construtores da F1.
Ausência de Hamilton viola regulamento da F1
O não comparecimento de Hamilton à cerimônia, contudo, ainda pode dar o que falar. Isso porque o artigo 6.6 do regulamento da Fórmula 1 ‘obriga’ a presença dos melhores da temporada no evento. De acordo com o texto: “Os pilotos que terminarem em primeiro, segundo e terceiro lugar no campeonato devem estar presentes na cerimônia anual de entrega de prêmios da FIA”.
Entretanto, ainda não se sabe se a Federação vai impor algum tipo de punição ao piloto inglês. Hamilton, que perdeu o que seria seu oitavo título da F1 na última volta de Abu Dhabi, ainda não se pronunciou. A última postagem do inglês em seu Instagram oficial, por exemplo, já data de cinco dias atrás, após o treino de classificação para o GP final da temporada, vencido por Max Verstappen.
LEIA MAIS:
Hamilton roubado? Ex-chefão da Fórmula 1 opina: “É absurdo”
Fórmula 1: Veja quanto dinheiro Verstappen ganhou na temporada do título mundial
Fórmula 1: Verstappen volta à pista dois dias após título; entenda
Fórmula 1: Chateados? Bottas ‘maluco’ e Toto Wolff roubam a cena em festa da Mercedes pós-campeonato