Em reunião para definir partida entre campeões da Euro e da Copa América, as duas entidades discutirão aproximação maior e até mesmo a reedição da Copa Intercontinental de Clubes.
Nos últimos meses, Uefa e Conmebol vem se aproximando e buscando modos de cooperação entre as entidades. Um destes modos pode ser a reedição da Copa Intercontinental, que reuniria os campeões da Liga dos Campeões da Uefa e da Libertadores
Segundo o Uol Esporte e o GE, a volta do torneio (o antigo ‘Mundial Interclubes’ antes da Fifa oficializar seu certame) é um dos assuntos que a duas entidades querem discutir no futuro. A partida, que durante muito tempo deu a seu vencedor o título e status de ‘campeão mundial de clubes’ e conquistada por Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo, poderia ser retomada já a partir de 2023.
Não há maiores detalhes para se o torneio teria status semelhante ao que foi realizado entre 1960 e 2004 ou se seria um torneio amistoso. Mas já há movimentações para que também hajam certames entre os vencedores da Liga Europa e a Copa Sul-Americana e também da Libertadores e da Champions Feminina.
A possibilidade de volta da Copa Intercontinental seria mais um passo na cooperação maior entre Uefa e Conmebol. Nesta quarta-feira (15), as duas entidades anunciaram a chamada ‘Finalíssima’ entre os campeões da Copa América (Argentina) e Eurocopa (Itália), que terá sua primeira edição em 1/6/2022, em Londres. Este será o primeiro de três encontros entre os campeões dos torneios continentais de seleções, com os outros dois marcados para 2024 e 2028.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQTDJBOXhPbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
— UEFA (@UEFA) December 15, 2021
Há também a discussão de que a Uefa Nations League possa também ter os times da Conmebol na disputa da competição. A ideia seria de dividir os dez membros da entidade sul-americana entre as ligas já criadas pelo certame e com os confrontos intercontinentais acontecendo. A ideia de é promover maior interação de jogos entre os dois continentes.
A cooperação Uefa e Conmebol se estende em outros quesitos, como intercâmbio de arbitragem e também escritório conjunto a ser inaugurado no começo de 2022.
LEIA TAMBÉM
Libertadores 2022 terá time que foi campeão depois de ter sido rebaixado no ano anterior
Fernando Prass explica porque desistiu da coordenação de futebol do Vasco
Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália
Corinthians oficializa retorno de Paulinho, campeão do mundo pelo clube
Árbitro Cléver Gonçalves, do gol ‘de costas’ em Fábio, morre aos 57 anos
Fluminense anuncia Abel Braga como técnico para 2022
Arrascaeta, futuro de Luan, Pablo no Inter e mais: as últimas do futebol