Rafinha tem contrato com o Grêmio até o fim da atual temporada
Rafinha, lateral-direito rebaixado com o Grêmio para a Série B do Campeonato Brasileiro, foi oferecido ao Atlético-MG. O nome dele foi sugerido para qualificar ainda mais o elenco de Cuca para a disputa da Copa Libertadores da América de 2022.
O Torcedores.com apurou que o nome de Rafinha foi apresentado ao diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano pelos empresários Lincoln Soares e Ricardo Scheidt, que cuidam da carreira do ex-lateral de Bayern de Munique e Flamengo, há algumas semanas.
Ainda segundo apurou a reportagem, não houve nenhuma iniciativa atleticana para buscar informações sobre o jogador. No momento não há qualquer movimento para que essa contratação seja efetuada.
Dois dirigentes consultados pelo Torcedores.com foram incisivos na negativa, e descartaram prontamente o nome do jogador, que defendeu o Flamengo entre 2019 e 2020. Não há, tampouco, o interesse da comissão técnica no lateral.
A alternativa esbarrou, desde o início, na ideia de Cuca nos bastidores do Galo: não contratar jogadores com idade muito acima de 30 anos. Afinal, o elenco conta Everson, Rafael, Mariano, Réver, Eduardo Vargas, Hulk e Diego Costa.
O argumento do treinador, e que tem anuência dos dirigentes, é de que o Atlético-MG precisa de outro tipo de jogador para ser alternativa para Mariano, ídolo e titular absoluto do time e Guga, o reserva imediato.
Apesar disso, o Atlético-MG observa o mercado da bola para reforçar o elenco na próxima temporada. Dessa forma, a diretoria está atenta a uma “oportunidade de marcado” para reforçar essa e as demais posições do elenco.
A temporada de Rafinha
Contratado em março, Rafinha chegou ao Grêmio indicado pelo técnico Renato Gaúcho após não chegar a um acordo para defender o Flamengo em 2021. Nesta temporada, por exemplo, o lateral-direito disputou 43 partidas com a camisa tricolor.
Nesse ínterim, foram quatro na Copa Sul-Americana, 30 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, duas na Copa do Brasil e sete no Campeonato Gaúcho. Além disso, deu 15 assistências e acumulou 3.183 minutos em campo.
Embora tenha conquistado o Campeonato Gaúcho, Rafinha ficará marcado negativamente na história do Grêmio Afinal, o defensor foi um dos símbolos do rebaixamento do terceiro rebaixamento do clube para a Série B do Brasileirão.