Carlos Carvalhal tem contrato com o Braga até junho de 2022
Considerado uma das principais opções para substituir Renato Gaúcho no Flamengo, Carlos Carvalhal vem demandando uma força-tarefa da diretoria que, desde o ano passado, vem tentando leva-lo para o rubro-negro.
O Torcedores.com apurou que o Flamengo terá de abrir os cofres se quiser tirar Carlos Carvalhal do Sporting Braga. O treinador tem contrato válido até junho de 2022. Além disso, o acordo prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada.
De acordo com fontes ligadas ao departamento de futebol rubro-negro, a multa rescisória foi estipulada em 10 milhões de euros (R$ 63,7 milhões, pela cotação atual) para tirar o treinador do clube português.
O valor, porém, é considerado fora da realidade financeira do Flamengo. E, por isso, empresário Bruno Macedo, que cuida dos interesses de Carlos Carvalhal e Jorge Jesus, tem autorização para negociar com o Braga em nome da diretoria rubro-negra.
Ainda segundo apurou a reportagem, Bruno Macedo, que já foi vice-presidente jurídico do Braga, tem bom trânsito com o presidente António Salvador. Dessa forma, a expectativa é que o agente consiga costurar um acordo que seja bom para as partes envolvidas.
Vale lembrar que Carlos Carvalhal já recusou uma proposta oferecida pelo Flamengo no meio de 2020, quando Jorge Jesus indiciou o treinador a diretoria. Na época, ele trocou o Rio Ave pelo Braga. Posteriormente, o rubro-negro acertou a contratação de Domènec Torrent.
Apesar da complexidade da negociação, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel tentam manter confiança nos bastidores. Após o “não” de Marcelo Gallardo, a dupla vem sendo pressionada para contratar um técnico de ponta para assumir o Flamengo em 2022.
Quem é Carlos Carvalhal?
Nascido em Braga, Portugal, Carlos Augusto Soares da Costa Faria Carvalhal iniciou a carreira de treinador no SC Epinho em 1998. Posteriormente, comandou o FC Vizela, Desportivo das Aves, Leixões, Vitória de Guimarães, Braga, Beira-Mar, Marítimo, Sporting e Rio Ave.
Além disso, comandou clubes da Grécia, Turquia, Emirados Árabes, Inglaterra e País de Gales. Nesse ínterim, acumulou experiência no Asteras Tripolis, Besiktas, Istambul BB, Al Ahli, Sheffield Wednesdey e Swansea City. Seu título mais expressivo é a Taça de Portugal (2020/2021).