Craque dos aurinegros é acompanhado de perto por atacante que foi lenda no Bayern de Munique
Este é o primeiro episódio da segunda temporada do documentário “Who We Are”, produzido pelo Borussia Dortmund. Em parceria com o OneFootball, o Torcedores terá acesso aos dez episódios da série que mostrará o dia a dia de um dos maiores clubes do futebol alemão.
O norueguês Erling Braut Haaland é, ao mesmo tempo, o presente e o futuro do Borussia Dortmund. Aos 21 anos, ele se consolidou como a principal arma ofensiva do clube alemão, anotando 71 gols em 70 jogos e distribuindo ainda 19 assistência no período.
Com tamanho futebol, o atacante pode muito bem levar os aurinegros a uma grande conquista ou, pelo menos, render aos cofres a bolada de uma transferência histórica, com sua avaliação de mercado, segundo o “Transfermarkt”, de quase R$ 1 bilhão (€ 150 milhões).
Se Haaland de fato cumprir suas expectativas para o futuro, é (também) porque ele tem uma ajuda, no presente, de um grande jogador do passado. Desde o início da temporada, o norueguês é acompanhado de perto por Alexander Zickler, auxiliar do Borussia e lenda do futebol alemão — e do Bayern de Munique.
O auxiliar “campeão” do Borussia Dortmund
Membro da comissão técnica do técnico Marco Rose — contratado em julho de 2021 para o calendário de 2021-22 do Dortmund —, “Zicko”, como é conhecido, foi atacante dos bávaros entre 1993 e 2005. Lá, foi seis vezes campeão da Bundesliga, outras tantas vezes das copas alemãs e, claro, foi vencedor da Champions League, na edição de 2000-01.
Aposentado em 2011, o auxiliar foi um centroavante completo, com potência física, fundamentos técnicos e mentalidade vencedora. E tem trabalhado de perto com Haaland para passar todos os seus conhecimentos e experiências.
Na série documental “Who We Are”, produzida pelo próprio Borussia Dortmund e que mostra o dia a dia do clube a partir da chegada do técnico Marco Rose, podemos ver, logo no primeiro episódio, diversas (e belas) imagens do jovem norueguês e do experiente alemão fazendo trabalhos à parte de finalização.
Além disso, podemos olhar de perto a boa relação entre ambos. “Zicko é muito determinado. Ele ganhou a Champions League e eu não, então ele está à minha frente mentalmente, poderíamos dizer”, fala Haaland, em tom de respeito e que mostra mentalidade competitiva do atacante; “Erling ainda é jovem, ele vai longe com seu físico”, responde Zickler, que admitiu ter feito — e ganhado — uma disputa de pênaltis com seu “mentorado”.
A evolução de Haaland com Zickler no Dortmund
Fora o relacionamento amistoso, a dinâmica entre ambos se baseia, claro, nos resultados. Que são aparentes. Desde a chegada da comissão de Marco Rose, Haaland marcou 14 gols e distribuiu 8 assistências em 11 jogos. A média de duas participações diretas em gols por partida, além de impressionante, consegue ser superior a da temporada anterior do norueguês no Borussia Dortmund, quando anotou 41 gols e 14 assistências em 41 jogos (1,3 participações por partida).
Estabelecida a conexão entre ambos, resta ver qual será o resultado final de seu trabalho. A temporada, afinal, só está começando, e os aurinegros ainda têm muito o que alcançar. Até lá, ao menos, você pode acompanhar todos os detalhes do dia a dia do clube, na segunda temporada de “Who We Are”. O primeiro episódio, aliás, você assiste a seguir, na íntegra. Confira!
LEIA TAMBÉM
Pai de Haaland confirma lesão mais grave e avisa que atacante do Borussia Dortmund só volta em 2022
Barcelona ganha obstáculo para tentar compra de Haaland
Mbappé, Vinicius Jr e Haaland: Real Madrid sonha com ataque dos sonhos em 2022