Na última quinta-feira (25), diante dos Lions, kicker brasileiro dos Bears acertou um chute vencedor pela sexta vez em sua carreira na NFL
Aos 30 anos de idade, Cairo Santos vive um dos períodos mais consistentes em sua carreira na NFL. Primeiro brasileiro a jogar na liga de futebol americano dos Estados Unidos, o kicker nascido em Limeira, interior de São Paulo, foi protagonista do último jogo dos Bears, na abertura da semana 12 da temporada regular. Isso porque, com um chute de 28 jardas, já no estouro do cronômetro, ele garantiu a vitória da equipe de Chicago por 16 a 14 contra o rival Detroit Lions.
Foram três chutes convertidos pelo brasileiro nesta partida (28, 28 e 43 jardas), além de um ponto-extra bem sucedido. Apesar de um erro em chute de 53 jardas, o camisa 2 acabou sendo o ‘herói’ do duelo, marcando os pontos decisivos (veja no vídeo abaixo). E se engana quem pensa que esta é apenas a primeira vez que Cairo Santos garante a vitória de seu time nos minutos finais. Na verdade, ele já foi o responsável direto por um triunfo em outras cinco ocasiões ao longo de sua carreira na NFL. Vamos a elas na sequência!
CAIRO SANTOS PARA A VITÓRIA!
VAAAAAAI, BRASIL! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 #DaBears #NFLBrasil pic.twitter.com/k3WDelrXyw
— NFL Brasil (@NFLBrasil) November 25, 2021
Kansas City Chiefs 23 x 20 San Diego Chargers – 19/10/2014
Logo em seu primeiro ano na NFL, representando o Kansas City Chiefs, Cairo já decidiu o placar de uma partida. Foi, mais especificamente, na semana 7, diante do então San Diego Chargers. Os Chiefs lideravam por 20 a 14 no último período, mas dois field goals dos Chargers igualaram o marcador. No entanto, ainda houve tempo para uma última campanha do time visitante. Sendo assim, restando apenas 26 segundos para o fim do jogo, Cairo foi convocado. O brasileiro precisou converter um chute difícil de 48 jardas, em estádio aberto. Mas conseguiu! Com os três pontos valiosos do brasileiro, os Chiefs venceram na casa do rival por 23 a 20. Veja os lances do jogo aqui.
Kansas City Chiefs 20 x 17 Carolina Panthers – 13/11/2016
Na semana 10 da temporada de 2016, Cairo voltou a ‘salvar a pele’ dos Chiefs. Jogando na Carolina do Norte, contra os Panthers, o brasileiro converteu dois chutes nos últimos quatro minutos de jogo para reverter a desvantagem. Com o marcador em 17 a 14 a favor dos Panthers, Cairo Santos acertou um chute de 33 jardas, empatando o duelo. A bola voltou para Carolina, mas um fumble nos segundos finais permitiu ao brasileiro retornar para o jogo. Com o cronômetro zerado, ele voltou a ser preciso, dessa vez num tiro de 37 jardas. Vitória, portanto, dos Chiefs, deixando Cam Newton, o quarterback de Carolina, bastante frustrado na linha lateral do gramado. Veja os lances aqui.
Kansas City Chiefs 30 x 27 Denver Broncos – 27/11/2016
Duas semanas depois do confronto contra o Carolina Panthers, Cairo Santos voltou a fazer a diferença. E, novamente, fora de casa. A partida teve um primeiro quarto sonolento, mas depois acabou se tornando bastante empolgante. Restando apenas 15 segundos no relógio, os Chiefs conseguiram um touchdown para deixar o jogo 24 a 22 a favor de Denver. O time de Kansas foi para a conversão de dois pontos e teve sucesso. Sendo assim, o duelo se encaminhou para a prorrogação — que também foi insana.
Os Broncos conseguiram um field goal para deixar o placar em 27 a 24, mas Kansas respondeu. Cairo acertou de 37 jardas, empatando novamente o confronto. Daí em diante, portanto, quem marcasse os próximos pontos venceria o jogo. O time da casa teve sua chance, mas Brandon McManus errou de 62 jardas. Bola nas mãos de Alex Smith, e os Chiefs conseguiram posicionar Cairo novamente. Restando apenas cinco segundos para o fim, o brasileiro acertou o tiro de 34 jardas com MUITA emoção. A bola ainda bateu no poste direito antes de entrar raspando. Veja abaixo:
One year since this. “Off the upright…AND IN!” Cairo Santos with a 34-yard doinker to give Kansas City a 30-27 win over Denver. #NFL #Chiefs #Broncos pic.twitter.com/MqdU9nca5v
— Kendall (@_kendallrjones_) November 28, 2017
Los Angeles Rams 33 x 31 Seattle Seahawks – 07/10/2018
A passagem de Cairo pelos Rams foi curta, mas houve tempo para o brasileiro se destacar em uma vitória importante da equipe. Contra o rival de divisão, em Seattle, na semana 5 de 2018, um chute do kicker no último quarto foi a pontuação derradeira da partida. O placar apontava 31 a 30 a favor dos Seahawks quando Cairo converteu para 39 jardas com seis minutos por jogar. O time da casa ainda teve a posse de bola, é verdade, mas acabou parando na forte defesa dos Rams. Depois, bastou a equipe de Los Angeles gastar o relógio para confirmar o triunfo. De qualquer forma, fica na conta de Cairo o field goal da virada. Veja os lances do jogo aqui.
Tampa Bay Buccaneers 19 x 20 Chicago Bears – 08/10/2020
O dia em que Cairo Santos calou Tom Brady! Sim, também teve isso. Já pelos Bears, na semana cinco da temporada passada, o brasileiro acertou um chute de 38 jardas com pouco mais de um minuto no relógio. Antes, ele já tinha convertido outro disparo, para 47 jardas, mantendo Chicago vivo no jogo. Enfim, o triunfo foi ainda mais ‘saboroso’ para Cairo, já que ele chegou a ser dispensado pelos Buccaneers antes de acertar contrato com os Bears. Esta foi a única vitória conquistada pelo kicker nos minutos finais em um jogo dentro de casa. No entanto, não haviam torcedores nas arquibancadas do Soldier Field, estádio em Chicago, em virtude da pandemia de Covid-19. Veja abaixo:
¡FG BEARS!🏈
¡¡Cairo Santos LO GANÓ para Chicago con este gol de campo de 38 yardas!!
¡ASÍ SE DEFINIÓ el duelo contra el equipo de Tom Brady!
Buccaneers 19-20 Bears@nflmx#NFLxFOX pic.twitter.com/XuiPER2KI1
— FOX Impacto NFL (@FOXImpactoNFL) October 9, 2020
LEIA MAIS:
NFL: Jogador dos Bears exibe multa salgada que levou… por atraso de 1 minuto
NFL: Everson Griffen, dos Viking, posta vídeo armado dentro de casa: “Estão tentando me matar”
Como ‘mentalidade de videogame’ mudou a importância da 4ª descida na NFL
Tom Brady questiona decisão da NFL para a atual temporada: “Terrível e sem sentido”