PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Torcedoras Kim Kardashian e dono do Leeds United ajudam jogadoras de futebol a sair do Afeganistão

Kim Kardashian e dono do Leeds United ajudam jogadoras de futebol a sair do Afeganistão

first chapter written today! When I received a call asking help to rescue the youth w team from Afghanistan,I didn’t know even from where to start. Today they flew to UK. Proud to be part of the team to make this real. Let’s dream one day they will play in @LUFC?? pic.twitter.com/XLPv6IXByi

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Atletas juvenis do Afeganistão foram levadas à Inglaterra

Na manhã desta quinta-feira (18), trinta jogadoras de futebol do Afeganistão chegaram ao Aeroporto de Stansted, próximo a Londres. As adolescentes, que jogam nas categorias juvenis, estavam acompanhadas de seus familiares, totalizando mais de 130 pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando o Talibã retornou ao poder, a vida das atletas estava em perigo, já que a prática de esportes pelas mulheres não é bem vista pelo grupo. Em setembro, as jogadoras das equipes juvenis conseguiram chegar ao Paquistão, onde tiraram o visto britânico, mas não sabiam o que aconteceria.

A ajuda veio por meio de um grupo dos Estados Unidos chamado Tzedek Association, uma organização que trabalha com questões judiciais. Seu fundador, o rabino Moshe Margaretten, já havia trabalhado com Kim Kardashian em projetos de reforma do sistema judicial norte-americano. De acordo com Margaretten, ele conversou com Kardashian sobre as jogadoras, e ela se prontificou a pagar pelo voo até a Inglaterra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Andrea Radrizzani, dono do Leeds United, ajudou com a logística para levar as atletas e suas famílias ao Reino Unido. “Estamos honrados por ter desempenhado nossa parte e gratos pelo governo ter permitido seu reassentamento no Reino Unido. Isso demonstra o poder do futebol, e do esporte em geral, como uma força para o bem e mostra como a comunidade do futebol é capaz de colaborar e se mobilizar para salvar vidas. Por meio do Play for Change Charitable Trust e do Leeds United, estamos prontos para apoiar as meninas e suas famílias na construção de um futuro inclusivo e próspero. Mal podemos esperar para vê-las jogando futebol novamente”, disse Radrizzani.

PUBLICIDADE

“Quando recebi um telefonema pedindo ajuda para resgatar as jogadoras juvenis do Afeganistão, eu nem sabia por onde começar. Hoje elas voaram para o Reino Unido. Orgulho de fazer parte da equipe que tornou isso real. Vamos sonhar (que) um dia elas vão jogar no Leeds”.

PUBLICIDADE

Khalida Popal, ex-capitã do time nacional e coordenadora do time de futebol feminino do Afeganistão, liderou a retirada das jogadoras do país. Nas redes sociais, ela agradeceu Kim Kardashian, Andrea Radrizzani e o rabino Moshe Margaretten pela ajuda na operação.

PUBLICIDADE

“Grande missão cumprida. Equipe pousou com segurança no Reino Unido. Agora, é hora de buscar o máximo de apoio possível para auxiliá-los no processo de reassentamento. 130 pessoas chegaram seguras. Obrigado a todos”.

Em depoimento à Associated Press, Popal se disse aliviada e feliz que as garotas, de idade entre 13 e 19 anos, estavam seguras. “Muitas dessas famílias deixaram suas casas quando o Talibã assumiu o controle. Suas casas foram incendiadas. Alguns membros de suas famílias foram mortos ou levados pelo Talibã. Portanto, o perigo e o estresse eram muito altos e é por isso que era muito importante agir rapidamente para tirá-las do Afeganistão”.

Leia Mais

Avaí/Kindermann encerra os trabalhos com futebol feminino

Do volume de jogo absurdo ao absurdo do racismo: Corinthians atropela mais um e está na decisão da Libertadores Feminina

PUBLICIDADE

Santa Fe x Corinthians: veja as campanhas dos times finalistas da Libertadores Feminina

 

Better Collective