Treinador, que não sabe se continuará no Flu em 2022, ultrapassou “um turno” no comando do time
Para o Fluminense, seus jogadores e torcedores, a última sequência de partidas não tem algo exatamente especial. As mais recentes cinco partidas, inclusive, trazem números mais negativos do que positivos. Ainda assim, tiveram um gosto diferente para Marcão, o técnico.
Diante do Palmeiras, por exemplo, no último domingo (14), o treinador alcançou a marca de 19 partidas no comando do Flu. O número, além de um tanto cabalístico, representa se não uma marca, um momento diferente na carreira do ex-defensor do Tricolor: trata-se da maior sequência ele como técnico do time carioca.
Auxiliar do Fluminense desde 2014, Marcão assumiu o comando do clube de maneira interina em diversas oportunidades. Nos últimos três anos, porém, treinou a equipe de maneira efetiva até o fim das respectivas temporadas. Em nenhuma delas, tinha alcançado 19 partidas no cargo.
Em 2019, ficou no Flu a partir da demissão de Fernando Diniz e completou 18 partidas no comando do banco de reservas, sendo duas ainda com o status de “interino”. Em 2020, tocou a equipe ao fim do trabalho de Odair Hellmann e permaneceu por 14 partidas.
Este ano, portanto, representa a maior sequência de Marcão no comando de uma equipe. E seu maior desafio. Com mais tempo para treinar e ajustar as peças e o estilo ao seu gosto, o técnico carrega também uma maior cobrança e um objetivo que, por ser palpável, tem sido exigido dele e de seu time: a classificação para Copa Libertadores 2022.
O Fluminense ocupa, atualmente, a oitava posição da tabela do Brasileirão. São 45 pontos somados em 32 partidas, com uma distância de quatro pontos para o Fortaleza, sexto colocado, e de dois pontos para o Internacional, o sétimo.
A sexta posição tem vaga garantida para a etapa preliminar da Libertadores, enquanto a sétima posição também deve ter, com a final da edição 2021 sendo decidida entre Flamengo e Palmeiras, que devem permanecer à frente do Tricolor até a última rodada.
Na quarta-feira (17), às 20:30, diante do Juventude, Marcão terá uma oportunidade para melhorar seus número
Números de Marcão pelo Fluminense em 2021
- Jogos: 19
- Vitórias: 8
- Empates: 4
- Derrotas: 7
- Aproveitamento: 49,1%
- Gols marcados: 20
- Gols sofridos: 19
LEIA TAMBÉM
Ex-Real Madrid e sucesso na França: quem é Luis Campos, alvo do Palmeiras para 2022