Clube empresa deve se tornar uma realidade do futebol nacional nos próximos anos
O primeiro semestre de 2021 ficou marcado pela aprovação do Projeto de Lei que autoriza os times a se tornarem clube empresa, viabilizando a criação das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFS). A transição visa possibilitar aos clubes uma maior transparência na gestão, bem como atrair investidores, e um melhor gerenciamento das dívidas.
No âmbito nacional, quatro times estão avançando para virar se tornar clube empresa, dois atuam na elite do futebol brasileiro, e outros dois, momentaneamente estão na Série B.
Do quarteto, o América-MG e o Cruzeiro aparecem como mais próximos no comparativo com o Athletico Paranaense e Botafogo. O Glorioso, por sua vez, só teve uma sondagem da XP Investimentos, mesma empresa que aparece cotada na Raposa.
Recentemente, o América alinhavou um contrato com um bilionário norte-americano, do Kapital Football Group. Diante de toda a movimentação, que ocorre antes mesmo da aprovação do clube empresa no Senado e na Câmara dos Deputados, o Coelho pode ser referência para outros times brasileiros neste quesito de migração.
Na última semana, o Athletico Paranaense realizou uma votação entre sócios para definir se iniciaria ou não o processo migratório, e a sinalização foi positiva em prol do clube empresa. Vivenciando um período de crise financeira, o Cruzeiro também se movimenta para se tornar SAFS, e já conta com diversos investidores interessados.
Torcida do São Paulo faz lista de dispensa após goleada para o Flamengo; veja os nomes