Tricolor Paulista chegou a 14 resultados iguais neste Brasileirão, mas ainda segue longe de recorde histórico estabelecido há 36 anos
Ontem, quarta-feira (10), uma linda cobrança falta de Benítez, já nos acréscimos finais da partida contra o Fortaleza, salvou o São Paulo de mais uma derrota no Brasileirão. No entanto, o gol não impediu um novo empate da equipe paulista, que já acumula 14 resultados iguais em 31 rodadas até aqui. Além disso, recentemente, o Tricolor também estabeleceu uma sequência de seis empates seguidos — algo que incomodou boa parte de seus torcedores. Acima deste quesito, no Campeonato Brasileiro, há somente dois times: o Cuiabá e o Ceará, que já empataram 15 vezes.
Contudo, se a grande quantidade de jogos sem um vencedor com o São Paulo em campo já chama a atenção, este número sequer se aproxima de um verdadeiro recorde ‘conquistado’ há 36 anos por uma equipe italiana.
Nem o São Paulo supera!
Embora tenha sido fundado em 1905, o Perugia, da cidade de mesmo nome, na Itália, não acumula grandes conquistas em sua história. Além de um título da Série B, em 1974-75, o time vermelho e branco também se vangloria por ter vencido a extinta Copa Intertoto da UEFA — torneio europeu, que contava com equipes menores.
Entretanto, o Perugia tem um feito em sua história jamais igualado no país da Bota — e talvez no mundo! Isso porque, na longínqua segunda divisão italiana de 1984-85, a equipe perdeu somente um dos 38 jogos e, mesmo assim, não conseguiu o acesso para a Série A. O motivo? Simplesmente, 26 empates acumulados naquela edição do campeonato.
O Napoli, na temporada 2003-04, também atingiu este número assustador de resultados iguais, mas em um torneio que contava com 46 jogos. Já o Perugia, além dos 26 empates, venceu 11 jogos e perdeu uma única partida (para o Pisa, por 4 a 1). Para se ter ideia, o Pisa, justamente o campeão daquela edição, foi derrotado cinco vezes.
Dos 26 empates do Perugia, 13 deles foram 0 a 0! Sim, isso mesmo. Simplesmente 1.170 minutos sem bolas nas redes durante o torneio. No mais, 11 duelos terminaram em 1 a 1 e dois com o placar de 2 a 2. Com essa campanha bizarra, o Perugia somou 48 pontos. Somente dois a menos que o campeão Pisa e que o vice Lecce — e um a menos que o Bari. Sendo assim, em 4º lugar, o time da “empatite” não conseguiu subir.
Vale lembrar que, naquela época, a vitória valia somente dois pontos. Ou seja, se tal campanha rolasse nos dias atuais, o Perugia ficaria em uma posição pior na tabela.
Ninguém queria vencer…
No geral, o campeonato da segunda divisão da temporada 1984-85 foi marcado por uma quantidade simplesmente inacreditável de empates. 162 dos 380 jogos do torneio terminaram sem um vencedor – o que significa mais de 42% das partidas. Para se ter ideia, a última edição do Brasileirão, em 2020, teve 108 empates (28% do total).
Além do Perugia, Catania e Empoli também impressionaram com 21 partidas empatadas ao longo da trajetória naquela edição da competição nacional. Enfim, da próxima vez que o torcedor do São Paulo pensar em reclamar da “empatite” do time, pense no Perugia da temporada 1984-85: uma equipe que, certamente, sempre garantiria UM pontinho conquistado. Nem menos, nem mais.
Cesena-PERUGIA 1984-85 pic.twitter.com/8aydLdMSQt
— UltrasOldStyle (@old_ultras) August 2, 2020
LEIA MAIS:
São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo
Brasileirão? Cinco técnicos já foram demitidos da Premier League em 11 rodadas