O caso aconteceu antes da partida desta quarta-feira, em Roma, pela 10ª rodada do Campeonato Italiano
Mais um caso lamentável de racismo foi testemunhado no futebol italiano. Dessa vez, na partida entre Lazio e Fiorentina, que aconteceu no Olímpico de Roma, nesta quarta (27). Antes da bola rolar, Alfred Duncan, da Viola, concedia uma entrevista à emissora DAZN, entre as arquibancadas e os vestiários do estádio. Foi neste momento que ele acabou submetido a ofensas racistas direcionadas por cerca de uma dezena de torcedores da Lazio.
O primeiro a se manifestar chamou o jogador de “negro de m*****”, de acordo com jornalistas qe estavam no local. Na sequência, outras pessoas nas proximidades também começaram a proferir ofensas direcionadas ao volante da Fiorentina.
Duncan tem 28 anos de idade e nasceu em Gana. No entanto, ele já atua no futebol italiano desde 2010, quando ainda fazia parte das categorias de base da Inter. Este, aliás, não é nem de longe o primeiro caso de racismo identificado nas arquibancadas italianas desde a volta do público. Na verdade, ao menos outro CINCO episódio semelhantes a este ocorreram somente nas primeiras nove rodadas da Serie A.
🚨🟣 Insultos racistas a Alfred Duncan de los aficionados de la Lazio en el prepartido.
El jugador de la Fiorentina estaba en la flash interview y decenas de personas le han llamado “negro de m*****” y se han metido con él por el color de su piel.
[vía @giannattasius] pic.twitter.com/J93WGJnIdn
— ACF Fiorentina (@Sp_Fiorentina) October 27, 2021
Fiorentina baniu torcedor recentemente
Há poucas semana, aliás, a Fiorentina esteve do outro lado da história. Isso porque, numa partida diante do Napoli, em Florença, xingamentos racistas foram feitos a Kalidou Koulibaly, da equipe rival. O defensor, então, denunciou o crime em suas redes sociais, e a Federação Italiana abriu uma investigação sobre o caso. A Fiorentina, por sua vez, identificou e baniu um dos torcedores racistas. Sendo assim, ele não poderá comparecer aos jogos da Viola por, pelo menos, cinco anos.
Resta, agora, saber se este caso envolvendo os torcedores da Lazio também será reportado, seja por Alfred Duncan ou por alguma testemunha do ocorrido. Nas placas de publicidade presentes no Olímpico, durante o jogo, uma mensagem chamava a atenção: “We Fight Racism’ (Nós Lutamos contra o Racismo)”. De fato, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) vem tomando medidas para tentar combater o preconceito em seus jogos.
Contudo, cenas como a de hoje continuam ganhando as manchetes na Itália. A Lazio, que bateu a Fiorentina por 1 a 0, ainda não se pronunciou a respeito do caso. Alfred Duncan atuou por 83 minutos na partida desta quarta.
LEIA MAIS:
Campeão da Eurocopa com a Itália surpreende e se recupera mais cedo de lesão assustadora
Haaland não deve mais jogar pelo Borussia Dortmund em 2021; entenda