Membro recente do quadro da FIFA, árbitro teve de justificar decisões polêmicas na última rodada do brasileirão
O duelo entre Venezuela e Peru, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Catar 2022, será comandado pelo árbitro brasileiro Bruno Arleu. É a estreia do árbitro com o apito em uma partida das eliminatórias. Até então ele só havia participado da cabine do VAR. Marcelo Van Gasse e Bruno Boschilia serão seus assistentes e Wagner Magalhaes Nascimento será o quarto árbitro.
Bruno Arleu, carioca de 38 anos, é membro do quadro da FIFA desde outubro de 2019. Um dos pontos altos de sua carreira foi a condução da segunda partida da final da Copa do Brasil de 2020 entre Palmeiras e Grêmio.
Polêmicas na arbitragem
Em outra partida envolvendo o Palmeiras, o jovem árbitro foi alvo de críticas da direção alviverde e do técnico Abel Ferreira. No duelo contra o Atlético-MG pelo primeiro turno do Brasileirão 2021, Bruno expulsou o palmeirense Patrick de Paula com dois cartões amarelos. Na sequência, expulsou também o técnico português, por reclamação. Na súmula, o árbitro disse não ter compreendido o que foi dito pelos membros da comissão técnica. A confusão motivou uma reclamação oficial do clube paulista junto à CBF e uma ameaça de processo na justiça comum por parte de Abel Ferreira.
No último fim de semana, Bruno Arleu apitou Internacional e Corinthians, válido pela 28ª rodada do Brasileirão. O jogo terminou com confusão e dois expulsos: o volante Xavier, pelo lado do Corinthians, e o meia colorado Patrick.
Na súmula, publicada no site da CBF, o árbitro fez o seguinte relato: “Aos 49 do segundo tempo, expulsei direto o atleta número 39 João Vitor Xavier de Almeida, da equipe SC Corinthians, por ter após a marcação de uma falta contra sua equipe, durante um principio de confronto coletivo entre ambas equipes, ter empurrado o peito do atleta número 10, sr. Taison Barcellos Freda, do SC Internacional, com o uso de força excessiva”
“Ato contínuo, o atleta número 88, sr. Patrick Bezerra do Nascimento, da equipe SC Internacional, empurra com o uso de força excessiva o rosto do atleta número 34, sr. Raul Gustavo Pereira Bicalho, da equipe SC Corinthians, sendo também expulso de forma direta. Após o ocorrido, ambos continuaram se ofendendo mutuamente, sendo contidos pelos seus companheiros” escreveu Bruno Arleu na súmula da partida.
Eliminatórias do Catar 2022
Com o comando do árbitro brasileiro nas Eliminatórias do Catar, Venezuela e Peru se enfrentam em Caracas no próximo dia 16/11. O jogo é válido pela segunda partida da rodada dupla de novembro. As seleções ocupam as duas últimas colocações da tabela. Com 7 pontos e uma sequência de 4 derrotas, a Venezuela não nutre expectativas de classificação. Já o Peru, com 11 pontos, 5 a menos que Uruguai e Colômbia, respectivamente 5º e 4º colocados.
LEIA MAIS:
Sem Flamengo? Confira a seleção do Bola de Prata da 28ª rodada do Brasileirão
Jogador de 20 anos é o lateral com mais gols no Brasileirão; confira os números
Brasileirão: Times da Série A chegam a 34 trocas de técnicos em 2021; veja lista atualizada
“Vovôs garotos”: a lista dos jogadores mais velhos que balançaram as redes no Brasileirão 2021
Flamengo x Atlético-MG: CBF define árbitro da “final” pelo Brasileirão
É decisão! Palmeiras x Grêmio vale o título da Copa do Brasil; confira tudo sobre o duelo