Copa Paulista será palco de um experimento da FIFA e da CBF para utilização do VAR mais compacto para competições que não pertencem à elite do futebol
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quarta-feira (20) que as quartas de final da Copa Paulista servirão como laboratório da FIFA para uma variação do VAR.
De acordo com a Federação Paulista, a Copa Paulista terá o uso do “VAR Light”, a tecnologia do assistente de vídeo com a utilização de menos câmeras para tentar economizar os custos do equipamento e disponibilizá-lo para demais torneios.
Cabe lembrar que apenas o Campeonato Paulista e as finais da Série A2 possuem utilização da tecnologia de vídeo. Caso a ideia seja bem-sucedida, é provável que toda a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 tenha utilização do árbitro de vídeo.
A ideia do chamado “VAR Light” é utilizar apenas quatro câmeras por partida, tornando o modelo mais acessível para competições menores. A tecnologia padrão envolve a utilização de oito câmeras com ângulos distintos para a verificação dos lances duvidosos.
Esta tecnologia compacta será apresentada aos clubes e equipes de arbitragem nesta quinta-feira (21), durante reunião na sede da Federação Paulista de Futebol.
Com VAR, finais da Copa do Paulista começam neste final de semana
O modelo começará a ser utilizado a partir deste sábado (23) nos jogos Votuporanguense x Portuguesa e São Caetano x XV de Piracicaba.
No domingo (24), os jogos EC São Bernardo x São Bernardo e Noroeste x Botafogo-SP completam os jogos de ida das quartas de final da Copa Paulista.
Além do VAR, as quartas de final da competição contarão também com a presença de público com até 50% da capacidade dos estádios.
LEIA TAMBÉM:
Em dia de Champions League, Super Liga Europeia volta com tudo; saiba mais
Mercado da bola: Meia fala sobre a possibilidade de deixar o São Paulo