Alguns jogadores não conseguem brilhar no Brasil, mas evoluem na Europa
Nem todos os jogadores conseguem brilhar no futebol brasileiro e se despedem sem deixar saudades. Porém, o destino os leva muitas vezes a brilharem na Europa, o berço do futebol mundial, e levanta questionamentos do motivo desses atletas não terem ido bem por aqui.
Veja abaixo 10 jogadores que não deixaram saudades no Brasil e têm brilhado na Europa:
Alan Patrick – Shakhtar Donetsk
O meia, que passou por Flamengo e Palmeiras, tem brilhado no time ucraniano e levou seu ex-treinador, Mircea Lucescu, a pedi-lo na Seleção Brasileira. Nesta temporada foram 15 jogos disputados, com quatro gols e três assistências.
Willian José – Real Bétis
O jogador tem feito sucesso na Espanha após passagens de pouco sucesso em Grêmio, Santos e São Paulo, e só foi mal em sua última temporada, quando não conseguiu espaço no Wolverhampton, da Inglaterra. De volta ao futebol espanhol, fechou com o Bétis e tem brilhado. Até o momento foram seis jogos, três gols e uma assistência.
Rafael Tolói – Atalanta
O jogador era promessa no Goiás e não foi mal no São Paulo, mas deixou poucas saudades. Na Itália, porém, tem brilhado pela Atalanta, tem disputado constantemente a Champions League e foi campeão da Eurocopa com a Itália. Provavelmente estará na Copa do Mundo.
Emerson Palmieri – Lyon
O lateral foi revelado pelo Santos, mas teve pouco espaço no Brasil e foi para o futebol italiano. Brilhou por lá e fechou com o Chelsea, onde não teve tanto espaço. Mesmo assim, foi campeão da Eurocopa pela Itália e deve estar na Copa do Mundo do ano que vem. Está no Lyon e é titular da equipe.
Raphinha – Leeds
Agora jogador da Seleção Brasileira, o meia e atacante é a estrela do Leeds, da Premier League. Tem sete jogos e três gols na temporada. No Brasil, foi revelado pelo Avaí, mas pouco atuou pelo clube.
Galeno – Braga
O atacante deixou o Brasil após passar por clubes do futebol goiano, como o Trindade e o Grêmio Anápolis. Deixou o país para ir para Portugal, passou por Porto, Portimonense e Rio Ave, mas se encontrou no Braga, onde é titular e tem brilhado desde 2019.
Gabriel Magalhães – Arsenal
O zagueiro de 23 anos até foi bem no Avaí em 2016, mas saiu para o futebol francês e pouco foi citado por aqui. Brilhou com a camisa do Lille e em 2019 foi contratado pelo Arsenal. Foi titular na temporada passada e já fez quatro jogos na atual.
Gabriel Paulista – Valencia
O zagueiro foi revelado pelo Vitória e foi bem, mas não passou por nenhum grande clube brasileiro e saiu em 2013 para o Villarreal. Brilhou e foi contratado pelo Arsenal em 2014. Ficou no clube até 2017 e fechou com Valencia, onde tem sido titular absoluto desde então.
João Pedro – Cagliari
O atacante revelado pelo Atlético-MG não deixou saudades no clube e saiu em 2010. Passou ainda pelo Santos, também sem sucesso. Chegou à Europa, passou pelo futebol português e chegou ao Cagliari, da Itália, em 2014, onde criou raiz e tem brilhado. É titular absoluto e referência no clube.
Bruno Tabata – Sporting
O atacante foi revelado pelo Atlético-MG, mas nem estreou pelo clube e acertou com o Portimonense, de Portugal. Se tornou referência da equipe e brilhou até fechar com o Sporting em 2020. Foi campeão português pelo clube e tem buscado espaço na atual temporada.
Leia também: