Jogadores do Brasil se destacaram nos principais campeonatos da Europa; Neymar sofreu com críticas na França mais uma vez
Paralelamente às emoções do Brasileirão, o fim de semana reserva ao torcedor brasileiro acompanhar o talento de alguns de seus principais jogadores que atuam no futebol europeu. O mais recente, nos primeiros dias de de outubro, teve uma boa dose de “brilho verde e amarelo” no Velho Continente.
A seguir, reunimos o que de melhor e mais importante aconteceu com os craques daqui que atuam pelos lados de lá. Teve Neymar criticado mais uma vez, teve show de assistências e até estreias no Campeonato Italiano. Confira:
O resumo do fim de semana dos brasileiros no futebol europeu
Neymar criticado na primeira derrota do trio “MMN” no PSG
O PSG sofreu sua primeira derrota no Campeonato Francês, naquela que também foi o primeiro revés do trio Messi, Neymar e Mbappé. O time dos craques foi derrotado pelo Rennes, por 2 a 0, pela nona rodada da Ligue 1.
Apesar da pressão aumentar sobre o técnico Mauricio Pochettino e dos holofotes voltarem a se focar na permanência de Mbappé em Paris, as críticas mesmo recaíram, mais uma vez, sobre Neymar. O brasileiro recebeu a nota 2,5 do jornal “Le Parisien” e a nota 2 do “L’Equipe”.
O site de estatísticas SofaScore, no entanto, viu a partida de maneira diferente. Com 6 dribles certos de 8 tentados, com 10 duelos vencidos de 13 disputados, 75% de precisão dos passes e um passe-chave dado na partida, o brasileiro teve a nota 7, abaixo somente da de Veratti (7,1) e de Messi (8) — seu parceiro de seleção brasileira, o zagueiro Marquinhos, teve nota 6,9.
Lucas Moura com destaque na vitória do Tottenham na Premier League
Se Neymar foi o mais criticado, Lucas Moura foi quem mais de destacou individualmente entre os brasileiros no futebol europeu. O meia-atacante não só teve uma boa atuação como foi decisivo na vitória do Tottenham sobre o Aston Villa.
O camisa 27 fez o gol da vitória, aos 26 do segundo tempo, completando um cruzamento rasteiro de Son. Posteriormente, o lance foi revisado pela arbitragem e o gol foi assinalado como contra, feito pelo lateral Matt Targett. Como se Lucas não fosse marcar se não houvesse a marcação.
Confira os melhores momentos de Tottenham 2 x 1 Aston Villa aqui
‘Show’ de assistências na Inglaterra, França e Rússia
Ainda na Inglaterra, tivemos outro brasileiro com boa atuação no fim de semana do futebol europeu. Estamos falando de Gabriel Jesus, que faz ótimo começo de temporada pelo Manchester City. O atacante, que foi eleito como o melhor jogador do mês de setembro dos Citizens, deu uma bela assistência para o gol de Phil Foden, no elétrico empate em 2 a 2 com o Liverpool.
Para se ter noção, Jesus chegou à sua 7ª participação direta em gol (4 gols, 3 assistências) em 9 jogos pela equipe de Pep Guardiola em 2021-22. Confira, a partir do minuto 1:03, a jogadaça do camisa 33.
Mas as assistências não param aí. Lucas Paquetá, que também vem de ótimo início na temporada, deixou outro passe para gol no Lyon, dessa vez no empate em 1 a 1 com o Saint-Ettiene. Atuando como um falso-nove, o brasileiro deu o tapa para o golaço de Auoar. Assista aqui.
Ainda no futebol europeu, mas já quase no asiático, tivemos Malcom dando seus tapas na Russian Premier League. Seu time, o Zenit, foi derrotado em casa pelo Socchi, mas o camisa 10 brasileiro, que joga junto do ex-Bragantino Claudinho, deu o cruzamento certeiro para o gol que abriu o placar, de Azmoun. Confira.
Estreias de joia e de “ilustre desconhecido” no Campeonato Italiano
Esse grupo de brasileiros que se destacaram no futebol europeu pode começar a ficar maior a partir deste fim de semana. Estrearam, afinal, dois jogadores no Campeonato Italiano que são promessas de gols e lances, Kaio Jorge e Junior Messias.
O primeiro, joia do Santos, chegou no início desta temporada à Juventus e fez sua primeira partida oficial. Ele atuou, logo de cara, nos minutos finais do clássico contra a Torino, que terminou vencido pela Velha Senhora por 1 a 0. Você pode ver todos os toques na bola do garoto aqui.
Se na Juve estreou um garoto, no Milan foi um jogador experiente que fez sua primeira partida. O atacante Junior Messias, de 30 anos, entrou em campo pela primeira vez como rossonero em outra fria: a dura vitória por 3 a 2 contra a Atalanta. Ele não marcou gol, mas teve uma participação genial na terceira vez que os milaneses marcaram, dando um “corta luz” para Rafael Leão. Veja o lance.
LEIA TAMBÉM
Gabriel Jesus em nova profissão? Atacante surpreende e faz homenagem para namorada
Derrota do PSG, Neymar criticado e mais: Tudo o que aconteceu na 9ª rodada da Ligue 1
10 jogadores brasileiros que não começaram bem a temporada na Europa e perderam espaço
Imprensa argentina zoa Neymar após queda de WhatsApp e outras redes sociais