Liberta da temporada 2021 tem final programada para o dia 27 de novembro
Depois de um domínio arrebatador, o Brasil será responsável novamente por protagonizar uma final brasileira na história da Copa Libertadores. Após o Palmeiras sacramentar sua classificação diante do Atlético-MG, o Flamengo confirmou o favoritismo diante do Barcelona de Guayaquil e carimbou vaga para mais uma decisão do torneio. Com isso, o país tupiniquim já tem mais uma conquista garantida e se aproxima de vez dos argentinos, líder no ranking de títulos.
Independentemente de quem vença daqui quase dois meses no estádio Centenário, em Montevidéu, o Brasil atingirá o seu 21º título na história da Libertadores, reduzindo assim a vantagem para os hermanos em quatro conquistas. Sob a batuta do trio Independiente, Boca Juniors e River Plate, o país vizinho acumula 25 conquistas, a última delas em 2018, quando Xeneizes e Millonarios decidiram o título.
CONFIRA O RANKING DE CONQUISTAS:
- Argentina: 25 títulos
- Brasil: 21 títulos* (*garantido com a atual edição)
- Uruguai: 8 títulos
- Colômbia: 3 títulos
- Paraguai: 3 títulos
- Chile: 1 título
- Equador: 1 título
HISTÓRICO
A finalíssima entre Palmeiras e Flamengo será a quinta entre times do mesmo país na Liberta, sendo a quarta envolvendo integralmente representantes brasileiros. (Campeões em negrito)
2005 – São Paulo x Athletico
2006 – Internacional x São Paulo
2018 – Boca Juniors x River Plate
2020 – Palmeiras x Santos
2021 – Palmeiras x Flamengo
Palmeiras: Felipe Melo surpreende ao revelar como irá comemorar vaga na final da Libertadores
Libertadores: Palmeiras x Flamengo será a quinta final de times do mesmo país; veja lista