Treinador do Verdão tem vínculo com a equipe até o final de 2022, mas contrato pode ser rescindido antes
Finalista da Libertadores pela segunda vez no comando do Palmeiras em um curto intervalo, o técnico Abel Ferreira divide opiniões entre os torcedores palestrinos e na imprensa brasileira. Após ter carimbado o passaporte para mais uma decisão de torneio copeiro, tudo indica que o lusitano não deve cumprir o seu contrato integralmente com o clube paulista. De acordo com fontes ouvidas pelo UOL Esporte, já havia internamente a convicção de que o treinador deixaria o alviverde no final deste ano.
A expectativa acerca de uma prolongação maior da presença de Abel no Verdão depende exclusivamente da possibilidade de um novo título continental, o que levaria o trabalho do europeu se esticar até o próximo ano, na disputa do Mundial de Clubes, reprogramado em função da pandemia.
Ainda sem sede fixada, o Mundial de Clubes deve ocorrer em fevereiro do próximo ano, com o Emirados Árabes despontando como principal candidato a receber o torneio, após o declínio do Japão.
Caso o Palmeiras supere o Flamengo na grande finalíssima da Libertadores no dia 27 de novembro, em Montevidéu, é quase que inimaginável crer em uma saída de Abel Ferreira antes da disputa do sonhado título Mundial. Apesar da cláusula do contrato apontar a possibilidade de renovação automática para 2023, o português dificilmente ficará no Verdão, independente do eventual resultado a ser conquistado pelo time paulista.
Na coletiva pós-jogo contra o Galo, que sacramentou a classificação para a decisão da Libertadores, Abel Ferreira revelou que disse aos jogadores que não “os abandonaria” até o fim deste ano, aumentando assim os rumores de uma despedida. Nos últimos meses, o treinador do Palmeiras já recusou três propostas recebidas, descartando ofertas de Dínamo de Kiev, da Ucrânia, Fenerbahçe, da Turquia, e Bordeaux, da França. Além disso, o gringo rejeitou uma aproximação do Al-Rayyan, do Qatar.
Libertadores: Palmeiras x Flamengo será a quinta final de times do mesmo país; veja lista