O Flamengo confirmou a classificação para a final da Conmebol Libertadores com vitória diante do Barcelona no Equador; Rubro-negro enfrentará o Palmeiras
Barcelona-EQU 0-2 Flamengo Conmebol Libertadores 2021 - Semifinal (Volta) AGG: 0-4
Bruno Henrique voltou a decidir e o Flamengo garantiu nesta quarta-feira (29) sua vaga para a grande decisão da Libertadores na vitória contra o Barcelona por 2 a 0 em Guayaquill.
A tarefa parecia que seria difícil pois o Barcelona pressionou no início do jogo e teve chances de marcar, mas Bruno Henrique logo afastou o perigo da vaga e praticamente carimbou a vaga para a decisão antes dos 20 minutos do primeiro tempo com gol e assistência de Everton Ribeiro.
Diego Alves também salvou o Flamengo em algumas oportunidades durante o restante do jogo, mas o Barcelona teve problemas em acertar o alvo e jogou muitas bolas para fora. No segundo tempo, Bruno Henrique novamente marcou e sacramentou a vaga para a decisão em Montevidéu.
A final da Libertadores será decidida no dia 27 de novembro, no Estádio Centário, contra o Palmeiras.
Primeiro tempo
O Flamengo começou pressionando as saídas adversárias e conseguiu dificultar as ações do Barcelona com organização defensiva melhor do que no primeiro jogo do confronto, disputado no Maracanã.
A primeira chegada de Bruno Henrique ocorreu aos 4 minutos pelo lado esquerdo, dividindo com a marcação. O árbitro Roberto Tobar mandou o jogo seguir mesmo com reclamações pelo lado rubro-negro.
O Barcelona chegou pela primeira vez aos 6′ no cruzamento pelo lado direita na área. Maestrini ganhou na bola área contra Rodrigo Caio e parou em defesa segura de Diego Alves.
Tudo indicava que haveria drama pelo lado rubro-negro depois que David Luiz sentiu dores no adutor da coxa esquerda e teve que deixar o campo precocemente para a entrada de Gustavo Henrique. Além disso, o Barcelona seguia buscando alternativas e Castillo chutou cruzado com perigo.
Depois de equilíbrio e boa parte do jogo no meio-campo, o Flamengo conseguiu uma jogada de maestria e definiu a vaga para a decisão com apenas 15 minutos do primeiro tempo. E o principal nome do jogo de ida acabaria se repetindo uma semana depois.
Em bola muito bem enfiada nas costas na marcação, Everton Ribeiro lançou Bruno Henrique sozinho na área. O goleiro Burrai foi driblado e o rubro-negro abriu o placar no Equador, deixando o agregado em 3-0.
Tentando responder com o apoio da torcida, o Barcelona chegou em perigo com Pineida lançado na esquerda com bastante espaço. A finalização foi com chute cruzado e Diego Alves teve que defender com os pés.
No contra-ataque, Gabriel arrancou e jogou na área para Bruno Henrique deixar para Andreas Pereira chutar rasteiro, mas a bola acabou explodindo na trave e por muito pouco o Flamengo não ampliou. Em seguida, Bruno Henrique lançou na área e Gabriel dividiu com Burrai, só que a bola saiu.
Sem desistir, o Barcelona novamente assustou bastante aos 23′ em cobrança de falta. León surpreendeu ao cobrar direito e Diego Alves espalmou. Na sobra, Martínez desperdiçou na pequena trave esquerda e jogou para fora.
O goleiro rubro-negro novamente teve que trabalhar no confronto. Aos 29′, Martínez aproveitou sobra na área e chutou cruzado, parando em grande defesa de Diego Alves, na última chance de gol antes do intervalo pois o restante do tempo ficou marcado por jogo truncado e chances sem perigo.
Aos 44′, Maestriano chutou dentro da área com espaço, só que a bola acabou parando nas mãos do goleiro adversário com tranquilidade.
Segundo tempo
Fabián Bustos tentou apostar em Damián Díaz no lugar de Preciado para o segundo tempo, além de subir as linhas e ensaiar pressão em cima de um Flamengo naturalmente mais recuado.
Mas a estratégia rapidamente deu errado pois o rubro-negro carioca foi fatal. Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Éverton Ribeiro foi lançado por Gabriel na direita e o passe saiu na medida para Bruno Henrique chegar livre e definir de vez o confronto.
O Barcelona seguiu tentando buscar espaços apesar da larga desvantagem. Sem conseguir encontrá-los, tentou surpreender de longa distância. Garcés experimentou de fora aos 10′ e quase marcou.
No restante do tempo, a equipe equatoriana ficou girando a bola e dominou a posse de bola, só que não conseguia encontrar esses espaços. Perlaza também arriscou de longe e levou perigo dez minutos depois.
Esperando chances nos contra-ataques, o Flamengo não tinha pressa quando tomava a posse e cadenciava o jogo para deixar o tempo passar. Aos poucos, substituições foram ocorrendo para poupar a equipe já pensando no Brasileirão. Ao todo, Michael, Renê, Bruno Viana e Pedo entraram nos lugares de Bruno Henrique, Filipe Luís, Andreas Pereira e Arrascaeta.
Porém, quando surgia alguma grande oportunidade, o rubro-negro buscava aumentar a vantagem. Everton Ribeiro fez a tabelinha e Gabigol chutou rasteiro aos 28′ em bola que passou muito perto do gol adversário.
Em nova tabela, Gabigol teve nova chance de marcar após chutar na área, mas o goleiro Burrai apareceu bem e jogou para escanteio, evitando uma derrota maior para a torcida do Barcelona que gritava “olé” durante a troca de passes.
Perto dos acréscimos, Gabigol foi lançado com liberdade mas acabou sendo impedido de concluir depois da arbitragem apontar posição irregular. Na chance final, Michael entortou a marcação e bateu para fora.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA-EQU 0-2 FLAMENGO
Data: 29/09/2021, 21:30
Estádio: Estadio Monumental Banco Pichincha
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Gols: 1T 18′ Bruno Henrique (Flamengo); 2T 5′ Bruno Henrique (Flamengo)
Substituições – Barcelona: Damián Diaz (Preciado); Cortez (Garcés); Perlaza (Carcelén); Sergio López (Maestriani); Oyola (Piñatares)
Substituições – Flamengo: Gustavo Henrique (David Luiz); Michael (Bruno Henrique); Renê (Filipe Luís); Bruno Viana (A.Pereira); Pedro (Arrascaeta)
Barcelona-EQU (4-4-2): Burral; Castillo, León, Riveros, Pineida; Preciado, Carcelén, Piñatares, Emmanuel Martínez; Garcés, Maestrini. Técnico: Fabian Bustos
Flamengo (4-2-3-1): Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira; Everton Ribeiro, De Arrascaeta, Bruno Henrique; Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho
LEIA TAMBÉM
Daniel Alves quebra o silêncio e diz o real motivo de deixar o São Paulo
Leila Pereira conhece primeiro grande desafio como presidente do Palmeiras
CBF define solução para jogos do Brasileirão adiados durante a data-Fifa
Ex-técnico do Flamengo, Domenec Torrent entra na mira de dois times