Flamengo será privilegiado pela Prefeitura do Rio com três jogos no Maracanã em setembro com ampla presença de torcida após liberação
A Prefeitura do Rio decidiu a favor do Flamengo nesta terça-feira (7) e liberou que o rubro-negro atue no Maracanã com presença de público durante o mês de setembro.
Em um acordo entre a diretoria do rubro-negro e a Prefeitura do Rio, os jogos do Flamengo em setembro serão vistos como “eventos-teste” para a liberação parcial de torcida na cidade do Rio de Janeiro.
Cabe lembrar que o prefeito Eduardo Paes havia anunciado em agosto os estágios finais do “plano pós-pandemia”, onde a presença da torcida nos estádios de futebol estava justamente prevista para setembro com 50% da capacidade dos estádios ocupados.
A decisão foi assinada pelo Secretário de Saúde, Daniel Soranz, com apoio dos técnicos da secretaria do município do Rio de Janeiro, cidade onde mais de 90% dos casos de Covid-19 atualmente correspondem à variante Delta.
Por ser um acordo diretamente entre a Prefeitura e a diretoria rubro-negra, os demais clubes da cidade (Vasco, Fluminense e Botafogo) seguirão jogando com portões fechados durante o mês de setembro.
Vacinação e Teste PCR serão exigidos
Na primeira decisão de liberação da torcida, os torcedores poderiam entrar apenas com apresentação do comprovante de vacinação. Porém, nestes eventos-teste, os torcedores terão que apresentar o comprovante de vacinação e um teste RT-PCR negativo.
Os ingressos serão vendidos virtualmente e serão veiculados individualmente à cada comprador. A apresentação dos documentos terá que ser exigida no momento da entrada.
O distanciamento social terá que ser de 1 metro de distância entre os torcedores, que deverão permanecer de máscara durante todo o tempo. No entanto, cabe ressaltar que esta regra está sendo descumprida rotineiramente na retomada do público no futebol pelo mundo.
Todos os torcedores que forem aos jogos serão monitorado pela Prefeitura através do CPF pelo prazo de 15 dias para tentar evitar disseminação do coronavírus.
Grêmio jogou sem público no jogo de ida
A Confederação Brasileira de Futebol convocou nos últimos dias uma reunião de emergência para debater a liberação da torcida no returno do Brasileirão. Porém, ainda não houve uma definição quanto á isso.
Na Copa do Brasil, desde as quartas de final, o público está liberado nos estádios desde que os dois times do confronto possam jogar com torcida, regra que impediu a realização de jogos com a presença dos torcedores nesta fase do torneio.
Porém, o Flamengo conseguiu uma liminar no STJD em agosto que liberava o rubro-negro jogar com a presença da torcida em competições nacionais, passando das regras estabelecidas pela CBF. O Cruzeiro conseguiu a mesma liminar e debateu nesta terça-feira (7) uma nova retomada de público no Mineirão.
A ideia original da diretoria rubro-negra era levar o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Grêmio para o Estádio Mané Garrincha, onde 30% da capacidade estava liberada. Esta mudança chegou a ser oficializada, mas o acordo com a Prefeitura do Rio devolveu o jogo ao Maracanã.
Jogos do Flamengo com torcida em setembro
- 15/09 – Flamengo x Grêmio (Copa do Brasil)
35% do Maracanã (24 mil torcedores) - 19/09 – Flamengo x Grêmio (Brasileirão)
40% do Maracanã (28 mil) - 22/09 – Flamengo x Barcelona de Guayaquil
50% do Maracanã (35 mil)
LEIA TAMBÉM
Dirigente do Corinthians crava data para a volta da torcida à Arena; veja contra quem
Jogador do Corinthians morre após ser espancado e esfaqueado em briga por herança
Di María “exclui” Neymar e Cristiano Ronaldo da lista dos melhores companheiros que teve na carreira