Home Esportes Olímpicos BRASIL PENTA! Gol de Nonato garante quinto ouro paralímpico no futebol de 5

BRASIL PENTA! Gol de Nonato garante quinto ouro paralímpico no futebol de 5

Vitória por 1 a 0 manteve a supremacia brasileira: time nunca perdeu um jogo na história das Paralimpíadas

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

Vitória por 1 a 0 manteve a supremacia brasileira: time nunca perdeu um jogo na história das Paralimpíadas

O Brasil é pentacampeão paralímpico no futebol de 5, modalidade disputada por deficientes visuais. A equipe venceu por 1 a 0 a Argentina na manhã deste sábado. O gol decisivo foi marcado por Nonato, aos 13 minutos do segundo tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

QUADRO DE MEDALHAS; Brasil tem seu melhor desempenho na história das Paralimpíadas

O resultado confirmou a supremacia do Brasil na modalidade. A seleção levou a medalha de ouro nas cinco edições em que o futebol de 5 foi disputado, com 21 vitórias e seis empates em 27 partidas disputadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nas Paralimpíadas de Tóquio-2020, o Brasil teve 100% de aproveitamento, com cinco vitórias em cinco partidas. Foram 13 gols marcados , melhor ataque da competição, e nenhum sofrido pelo goleiro Luan. Na primeira fase, a seleção brasileira bateu China (3 a 0), Japão (4 a 0) e França (4 a 0). Nas semifinais, venceu o Marrocos por 1 a 0.

Clima de clássico

O jogo foi bastante truncado, um legítimo Brasil x Argentina. Com marcação pesada, os dois times tiveram poucas chances e a melhor foi dos argentinos. Heredia cobrou falta com força e o goleiro Luan saltou para defender.

O Brasil passou a dominar as ações a partir dos 5 minutos, mas tinha muita dificuldade para finalizar. Na única boa chance, Ricardinho acertou a trave do goleiro argentino. As emoções ficaram mesmo reservadas para o segundo tempo.

PUBLICIDADE

Golaço de craque

O jogo seguiu na mesma toada na etapa final, com muitas divididas fortes e poucas chances reais. Até que, aos 13 minutos, Nonato recebeu a bola na defesa, saiu driblando todo mundo e bateu forte no canto esquerdo, sem defesa para o goleiro argentino. Foi o sexto gol de Nonato, artilheiro das Paralimpíadas de Tóquio.

PUBLICIDADE

Nos minutos finais, a Argentina ficou mais com a bola, mas não conseguiu criar ameaças reais a Luan. No futebol de 5, os goleiros enxergam e atuam como guias, mas não podem sair da pequena área. Paraná ainda perdeu mais uma boa chance de ampliar, mas o ouro e o penta já estavam assegurados.

LEIA MAIS:

É BRONZE! Brasil despacha o Canadá e vai ao pódio no vôlei sentado feminino

É PRATA! Giovane Vieira leva mais uma medalha para canoagem do Brasil nas Paralimpíadas 

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Brasil leva virada da Bósnia e fica sem o bronze no vôlei sentado masculino

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial