Manchester City conquistou mais uma grande vitória com imposição total diante de um Arsenal que parecia desnorteado dentro de campo
Manchester City 5-0 Arsenal Premier League 2021/22 - 3ª Rodada
O Manchester City goleou o Arsenal por 4 a 0 neste sábado (28) em clássico disputado no Eithad Stadium, válido pela 3ª rodada da Premier League.
Gundogan, Ferrán Torres e Gabriel Jesus foram os responsáveis por construírem a goleada no primeiro tempo. Impositivo desde o início, os Citzens conseguiram controlar as ações do jogo, que ficou ainda mais fácil depois que Granit Xhaka foi expulso pouco antes do intervalo.
Restou para o Arsenal a missão de não tomar mais gols no segundo tempo, buscando evitar impactos maiores da derrota para o técnico Mikel Arteta. Mas o objetivo não foi cumprido pois Rodri experimentou de fora e ampliou para 4 a 0. Ferrán Torres completou a goleada de 5-0 no final do jogo.
O Manchester City chegou a duas vitórias em três jogos neste início de campeonato, enquanto o Arsenal de Mikel Arteta segue com aproveitamento de 0% até aqui com três derrotas.
A Premier League fará uma pausa por causa da Data FIFA. Na próxima rodada, o Manchester City visitará o Leicester (11/09, 11h), enquanto o Arsenal terá pela frente o Norwich (11/09, 11h) jogando no Emirates.
Primeiro tempo
O jogo começou bem estudado com o Arsenal tentando manter uma estratégia defensiva consistente com a formação 4-4-2 enquanto o Manchester City procurava espaços buscando propor suas ações ofensivas.
Foram sete minutos sem nenhuma finalização de perigo. Mas quando a equipe de Pep Guardiola conseguiu trabalhar bem sua primeira jogada, o placar foi aberto.
Bernardo Silva deu o passe para Gabriel Jesus encontrar espaço no flanco direito e cruzar na área buscando Gundogan, nas costas de Chambers, para vencer o goleiro Leno.
O Manchester City achou mais espaços e quase marcou o segundo aos 10′ no cruzamento de Cancelo e a cabeçada de Gundogan que parou em grande defesa de Leno. Porém, os Gunners estavam prestes a sofrer o 2 a 0 depois de uma falha generalizada no sistema defensivo.
Bernardo Silva encontrou espaço de fora da área e tentou um cruzamento para a grande área. O passe saiu torto, mas a defesa do Arsenal se atrapalhou completamente e deixou Ferran Torres livre na conclusão aos 12 minutos do primeiro tempo.
Tentando buscar alternativas para rever a situação, Mikel Arteta adiantou as linhas de marcação buscando pressionar as saídas adversária. Aos 19′, o goleiro Ederson quase se complicou no passe dentro da pequena área que foi desviado por Smith Rowe. A bola quase entrou pelo lado esquerdo.
Ederson voltaria a cometer outro erro aos 26′ em bola esticada na saída de jogo. A bola foi parar com Odegaard na entrada da área, acionando Xhaka na finalização. O brasileiro se recuperou em boa defesa.
A situação do Arsenal estava começando a ficar melhor com a nova estratégia ofensiva. Entretanto, o jogo acabou para os Gunners aos 35′ depois de Xhaka foi expulso direto na entrada dura com as duas pernas em cima de Cancelo durante ataque do City pela esquerda.
Parecia questão de tempo para os Citzens marcarem o terceiro gol. Aos 38′ Ferran Torres cruzou para Gabriel Jesus marcar o seu, mas Tierney salvou o Arsenal.
Mesmo com esse esforço, o inevitável aconteceu. Aos 43′, o Manchester City abriu 3 a 0 em ótima jogada desde a saída de Ederson, com disparo de Grealish na transição ofensiva passando por Chambers e cruzando rasteiro na grande área para Gabriel Jesus completar mais uma grande atuação.
Segundo tempo
Para o Arsenal, restou voltar a campo utilizando estratégia totalmente defensiva para diminuir os impactos de uma derrota totalmente previsível. O objetivo de Arteta foi retornar com a linha de cinco e marcação compacta na região da grande área.
Bernardo Silva foi o responsável pela chance inicial do segundo tempo de cruzamento do atacante Grealish que chutou firme com pé esquerdo e exigiu grande defesa do goleiro Leno. No rebote, Chambers afastou o perigo.
Os Gunners pareciam ter encontrado a solução para reduzir espaços na grande área, mas Rodri experimentou de fora e ampliou a goleada do Manchester City aos 8′ do segundo tempo batendo no canto esquerdo de Leno.
Com as entradas de Sterling e Mahrez nos lugares de Bernardo Silva e Gabriel Jesus, a equipe de Pep Guardiola seguiu pressionando o Arsenal. Aos 22′, Mahrez fez o levantamento na área e Sterling se infiltrou sozinho para cabecear, mas Leno fez outra boa grande defesa.
Mesmo diminuindo a intensidade no restante do segundo tempo, os Citzens encontraram oportunidades de gol. Aos 32′, Mahrez novamente passou sem problemas diante da marcação e lançou Sterling que exigiu outra defesa de Leno em finalização dentro da área.
Sem nenhuma finalização certa e menos de 20% de posse, o Arsenal ainda conseguiu sofrer o quinto gol. Aos 39′ do segundo tempo, Mahrez encarou a marcação e cruzou no meio da grande área para Ferrán Torres cabecear às redes.
Nos acréscimos, o City teve a última chance com Sterling percorrendo a defesa do Arsenal e achando Mahrez com liberdade no flanco esquerdo. Leno salvou mais uma e evitou o sexto gol.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER CITY 5-0 ARSENAL
Data: 28/08/2021, 08:30
Estádio: Eithad Stadium
Árbitro: Martin Atkinson
Gols: 1T 7′ Gundogan (Man.City); 1T 12′ Ferrán Torres (Man.City); 1T 43′ Gabriel Jesus (Man.City); 2T 8′ Rodri (Man.City); 2t 39′ Ferrán Torres (Man.City)
Substituições – Man.City: Zinchenko (K.Walker); Sterling (B.Silva); Mahrez (Gabriel Jesus)
Substituições – Arsenal: Elneny (Saka); Lacazette (Aubameyang); Maitland-Niles (Odegaard)
Manchester City (4-3-3): Ederson; Kyle Walker, Ruben Dias, Aymeric Laporte, Joao Cancelo; Bernardo Silva, Rodri, Ilkay Gundogan; Gabriel Jesus, Ferran Torres, Jack Grealish.
Arsenal (3-4-3): Bernd Leno; Calum Chambers, Rob Holding, Sead Kolasinac; Cedric Soares, Emile Smith Rowe, Granit Xhaka, Kieran Tierney; Martin Odegaard, Bukayo Saka, Pierre-Emerick Aubameyang.
LEIA TAMBÉM
Dirigente do Grêmio diz que goleada do Flamengo foi sorte: “Copa do Brasil já era”
Atacante da clube Série A fechou com equipe do futebol mexicano