Para avançar de fase na Copa Libertadores, Fluminense terá que lutar contra o retrospecto negativo jogando no Equador
Nesta semana o Fluminense terá uma decisão pela Copa Libertadores e precisará quebrar um tabu para chegar à semifinal. Amanhã (19), diante do Barcelona-EQU, o Tricolor entra em campo no Equador, contando com um aproveitamento de apenas 16,6% e nenhuma vitória em solo equatoriano.
Há o fato curioso de que o Fluminense também nunca perdeu para equatorianos em solo brasileiro. São três vitórias e dois empates em cinco confrontos, aproveitamento de 73,3%. No entanto, o empate por 2 a 2 no jogo de ida contra o Barcelona fará com que os cariocas precisem vencer ou ao menos empatar por mais de três gols na volta para carimbar a vaga.
Ao todo o Flu jogou quatro jogos no Equador. A primeira vez foi contra a LDU, pela fase de grupos da edição de 2008, empate sem gols. Na final do mesmo ano, ambos se reencontraram na final e a partida de ida em solo equatoriano terminou em vitória por 4 a 2 da LDU.
A terceira vez em que pisou no Equador aconteceu quando o Fluminense foi derrotado por 2 a 1 pelo Emelec, no George Capwell, pelas oitavas de final. Apesar do revés na ida, os brasileiros reverteram a situação na partida de volta e avançaram de fase na Libertadores.
Na atual edição, o Tricolor Carioca já jogou no Equador. Pela terceira rodada da fase de grupos, o confronto contra o Junior Barranquilla (COL) ocorreu no estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Inicialmente o jogo seria na Colômbia, mas a partida foi adiada e transferida para o Equador em função de manifestações sociais contra o governo colombiano que afetaram o cronograma por conta da instabilidade no país. A partida terminou empatada por 1 a 1.
Em outros torneios, como por exemplo a Copa Sul-Americana, o Fluminense tem o aproveitamento de 50% jogando no Equador. São duas vitórias e dois empates.
A partida entre Barcelona-EQU e Fluminense acontece nesta quinta-feira (19), às 21h30.
Leia também:
Copa do Brasil: CBF divulga datas e horário dos jogos de volta das quartas de final
Retorno de Lucas Lima? Presidente do Santos avalia contratação do meia do Palmeiras
Flamengo pode ter quatro reforços e três saídas até o fim de agosto; veja cenários