Diretoria do Barcelona vem trabalhando para equilibrar as contas do clube
Não é só no Brasil que os times de futebol convivem com problemas financeiros. Em abril deste ano, quando assumiu o Barcelona, Joan Laporta encontrou uma dívida bruta de quase 1,2 bilhão de euros (cerca de R$ 7,8 milhões). Isso explica por que o Barça segue com contratações mais modestas, optando por assinar com jogadores livres no mercado. Mas nesta quarta-feira (28), o clube divulgou em seu site uma importante notícia.
A agência Fitch, uma das maiores do mundo em avaliação de crédito, classificou a equipe catalão com um triplo B negativa estável da agência. Essa pontuação é atribuída às empresas que são satisfatórias no momento da classificação. Com este rating negativo estável BBB, o Barcelona consegue um importante aval no seu projeto financeiro. Mas vale ressaltar que os dirigentes entendem que mais reajustes serão necessários. O foco do clube vem sendo organizar seu plano de viabilidade financeira e também seu plano estratégico.
Mais informações do Barcelona
Essa notícia pode alterar o planejamento da equipe catalã para a temporada 2021-22. Isso porque esse aval de crédito pode fazer com que o Barcelona possa negociar empréstimos com bancos. Dessa forma, o clube poderia investir em contratações.
Mas vale citar que por hora a situação ainda é de contenção de gastos. Além disso, ainda existe a pendência envolvendo Lionel Messi, que segue sem contrato. A questão fiscal era apontada como entrave, só que esse aval da Fitch pode favorecer também na questão com o craque argentino.
LEIA MAIS:
Mercado da Bola: Barcelona entra na briga com o Tottenham por zagueiro argentino da Atalanta
Mercado da bola: Técnico do Barcelona, Koeman impede duas contratações