Flamengo sofre, mas conta com partida inspirada de Diego Alves para conquistar importante vitória na oitavas de final
No primeiro jogo de Renato Gaúcho, o Flamengo foi até a Argentina e venceu o Defensa y Justicia por 1 a 0, gol de Michael, nesta quarta-feira (14). O jogo foi válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, e o Rubro-Negro contou com desfalques importantes como Willian Arão, Bruno Henrique, Diego e Rodrigo Caio.
Em um jogo complicado, o destaque do Fla entre os jogadores de linha foi Michael, que marcou o gol e se movimentou bem. Ao lado dele, Diego Alves também foi um dos responsáveis pelo resultado, com grandes defesas ao longo da partida. O time brasileiro sentiu dificuldades em alguns momentos do jogo, mas aproveitou as oportunidades e contou com atuação inspirada de seu goleiro.
O jogo de volta será no Maracanã, na próxima quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília). Vale vaga para a fase de quartas de final da Libertadores.
Primeiro tempo – Defensa y Justicia x Flamengo
O time argentino começou em cima e se impôs logo nos primeiros segundos de jogo, se aproveitando do fator casa. Porém, a partida se apresentou com poucas chances de gols nos minutos iniciais, com ambas as equipes não conseguindo produzir com eficiência.
O Fla cometeu alguns erros de saída de bola e perdeu bolas em zonas perigosas. Dessa maneira, o Defensa y Justicia teve algumas oportunidades recuperando a posse já no último terço do campo.
Aos 20 minutos, o Flamengo abriu o placar em seu primeiro chute ao gol. Michael recebeu na intermediária e finalizou, a bola desviou na defesa e enganou o goleiro argentino. 1 a 0 para o Rubro-Negro, que marcou em um momento importante no jogo, já que estava com algumas dificuldades.
Michael arrisca, a bola desvia e morre na rede: Defensa y Justicia 0x1 Flamengo #Libertadores pic.twitter.com/wAY6q5P7zD
— Goleada Info (@goleada_info) July 15, 2021
O cenário da partida mudou a partir de então: minutos depois, Michael criou outra jogada pela esquerda e finalizou com perigo. Depois de um começo conturbado, o Fla começou a achar mais espaços. Porém, a equipe comandada por Renato Gaúcho permaneceu não tendo o controle do jogo. O time argentino teve a posse e buscou criar, mas com dificuldades de chegar ao gol com a defesa brasileira armada.
Aos 42 minutos, em mais um erro no campo de defesa, dessa vez de Isla, o Defensa saiu na cara do gol, mas Diego Alves fez boa defesa para impedir o empate.
No geral na primeira etapa, o Flamengo teve uma saída de bola ineficiente, um meio-campo sem controle e poucas chances claras. Individualmente, Arrascaeta e Gabigol estiveram mal e o destaque vai apenas para Michael, que fez o gol e tentou jogadas pela esquerda. O Defensa y Justicia foi organizado e pressionou bem, porém não soube aproveitar as chances que teve.
Segundo tempo
O cenário na etapa final continuou o mesmo: o Rubro-Negro com as linhas baixas se defendendo buscando compactação e a equipe argentina procurando espaços para criar situações de gols. O jogo ficou com menos espaços e mais lento. O time carioca foi finalizar apenas aos 14 minutos, em bola recuperada no meio-campo que terminou em um chute fraco de João Gomes.
Na jogada seguinte, o Defensa armou um lance em profundidade nas costas da defesa. Rotondi partiu sem respostas dos defensores do Fla e saiu de frente para Diego Alves, mas chutou cruzado para fora. Aos 17′, mais uma situação clara: Frías cobrou uma falta que passou muito perto do gol.
E não parou por aí: em jogada individual de Frías construída no lado esquerdo da defesa do Flamengo, ele tocou para Hachen, que chutou forte para mais uma defesa de Diego Alves.
O Rubro-Negro chegou com perigo pela primeira vez no segundo tempo: após grande lançamento de De Arrascaeta, Gabigol atacou bem os espaços e invadiu a área para finalizar de esquerda, com defesa do goleiro.
Diego Alves prosseguiu com seu jogo inspirado. Hachen tocou para Escalante na entrada da área, que chutou com força e obrigou o goleiro a realizar grande defesa no cantinho. Até o apito final, a equipe da casa teve mais algumas oportunidades de empatar a partida, mas parou no paredão rubro-negro e o jogo terminou 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
DEFENSA Y JUSTICIA X FLAMENGO
Motivo: Copa Libertadores
Data: 14 de julho de 2021
Local: Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela (ARG)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Eber Aquino(PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Jonny Bossio (PER)
VAR: Diego Haro (PER)
Gols: Michael, aos 22 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Hugo Moura, Gustavo Henrique, Piris da Motta (FLA); Contreras, Escalante (DEF)
Cartões vermelhos:
Defensa y Justicia: Unsain; Matías Rodrígues, Frías, Cardona e Soto; Rodríguez, Loaiza e Rotondi (Merentiel), Escalante, Walter Bou (Barrios) e Contreras (Hachen). Técnico: Sebastián Beccacece
Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia (Piris da Motta), Everton Ribeiro (Pedro) e Arrascaeta (Bruno Viana); Gabigol e Michael (Vitinho). Técnico: Renato Gaúcho
LEIA MAIS:
Mauro Cezar pede para o torcedor do Flamengo não se empolgar com Renato Gaúcho: “Jorge Jesus é melhor”
Lyon cede e Flamengo avança por contratação de Thiago Mendes