Com a vitória por 94 x 67 a seleção brasileira de basquete masculino ficou em 1° lugar no Grupo B e enfrentará o México pela semifinal do Pré-Olímpico de Split
O Brasil venceu a Croácia por 94 x 67, garantiu o 1° lugar do Grupo B e avançou a semifinal do torneio Pré-Olímpico de Basquete Masculino, na última quarta-feira (30), em Split (Croácia), a seleção brasileira segue 100% no torneio com duas vitórias, na terça-feira (29), bateu a Tunísia por 83 x 57, no próximo sábado (3), às 7:30 (horário de Brasília), pela semi a equipe de Petrovic terá pela frente o México (2° Grupo A).
A outra semifinal será entre Alemanha (1º Grupo A) x Croácia (2º Grupo B), Agora com mais duas vitórias o time verde e amarelo estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a grande final será no dia 4 de julho e apenas o campeão consegue uma vaga em Tóquio.
Foto: Divulgação/CBB
O técnico Aleksandar Petrovic comemorou, mas fez questão de manter os pés no chão.
“É fácil falar após esse tipo de jogo. Tudo foi perfeito. Tivemos energia suficiente para parar todos os jogadores importantes da Croácia para não terem chutes fáceis. Nossa segunda unidade jogou a defesa perfeitamente, aproveitou os erros da Croácia. Por 37 minutos, foi o melhor jogo meu como técnico do Brasil em quatro anos, melhor até do que na vitória sobre a Grécia na Copa do Mundo. Mas, para mim, é um triunfo só. Temos dois jogos pela frente e que são importantíssimos. Para jogar bem, precisamos esquecer essa vitória”, disse Petrovic.
O Brasil iniciou o jogo com uma escalação modificada com Rafa Luz, Georginho, Leo Meindl, Caboclo e Hettsheimeir no quinteto titular, o jogo coletivo foi o grande destaque da seleção brasileira que com inteligência dominou o jogo não dando chances para equipe croata, mas as individualidades apareceram como o pivô Rafael Hettsheimeir que fez 20 pontos (cestinha do jogo), Bruno Caboclo – 17 pontos e oito rebotes e Marcelinho Huertas com oito assistências, foram peças fundamentais no setor ofensivo da equipe, Anderson Varejão – 11 pontos e Rafa Luz -10 pontos, também contribuíram ofensivamente.
Foto: Divulgação/CBB
Defensivamente, a equipe também foi muito bem, com grande participação de Alex Garcia, a seleção brasileira fez uma marcação forte em alguns momentos individual sobre Bojan Bogdanovic, o impedindo de fazer uma boa apresentação no jogo, o outro destaque croata Mário Hezonja, não teve facilidade para jogar no pick and roll e acabou preso na defesa consistente do time brasileiro, mesmo assim Bogdanovic, anotou 16 pontos e foi o cestinha da Croácia.
Cestinha do duelo com 20 pontos, Rafael Hettsheimeir elogiou a defesa brasileira.
“Fizemos um grande jogo, contra uma grande equipe. Todo mundo entrou muito focado, principalmente nossa defesa. Tiramos os pontos fortes deles. Construímos o nosso ataque através da nossa defesa. O Petrovic sempre nos cobra isso. O mérito é todo da nossa defesa”, disse Hettsheimeir.
O JOGO
1º Quarto
De início o Brasil abriu 4 x 0 e se apresentava melhor que os croatas, com dois minutos de jogo, Hettsheimeir acerta uma bola de três, ampliando para 10 x 3. A Croácia reage e aos cinco, Dreznjak diminuiu para 12 x 10.
O Brasil volta ao ritmo forte e no minuto seguinte com Rafa Luz amplia para 21 a 10, depois os donos da casa pressionaram nos minutos finais do quarto e conseguiram diminuir a vantagem brasileira, fim de quarto 25 x 20 Brasil.
2° Quarto
Logo no início Mario Hezonja converteu dois lances livres para a Croácia, agora o Brasil estava a frente apenas treis pontos, mas Bruno Caboclo aumenta a vantagem brasileira com uma bola de três, logo depois, Benite marca 30 x 24.
Hettsheimeir faz mais uma de três fazendo 34 x 27 com quatro minutos, um minuto após mais uma bola de três com Alex 37 x 27, a Croácia não se entregava, e nos minutos seguintes reagiu, faltando dois minutos para o fim do quarto a fera Bogdanovic faz dois pontos, agora os donos da casa ficarama três pontos do empate – 37 x 34.
Após a vantagem brasileira diminuir outra vez, Aleksandar Petrovic pede tempo para botar ordem na casa, na volta a quadra o Brasil controlou o ímpeto do rival, e fechou o primeiro tempo com uma vitória parcial de 45 x 34.
Aos cinco, Marcelinho Huertas faz mais dois pontos aumentando para 88 x 62, logo depois, foi a vez de Leo Meindl pontuar e o placar ficou em 90 x 62, o time brasileiro impondo o seu jogo dominava a partida com facilidade e sem nenhuma reação croata.
O Brasil abriu 30 pontos em uma cesta de Rafa Luz: 92 x 62, com o confronto praticamente perdido, não restava muitas alternativas à Croácia a não ser evitar uma derrota pior, assim ficou tranquilo para o Brasil, sair de quadra com a vitória por 94 x 67.
LEIA MAIS: Atletas universitários da NCAA podem receber dinheiro por direito de imagem
Ex-assistente dos Nets, Ime Udoka é o novo treinador dos Celtics