Eredivisie deve passar para mãos dos clubes depois de cisão
Depois de ser eliminada nas oitavas de final da Eurocopa e demtir Frank de Boer, a Holanda passa por uma revolução a nível de clubes. Foi noticiada nesta quarta-feira, 30, no Voetball Internacional e reproduzida no A Bola, a notícia de que 30 dos 34 clubes que competem nos torneios profissionais do país firmaram um acordo para rachar com a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) e formar uma nova liga de futebol nacional substituindo a Eredivisie.
Segundo a matéria, o projeto consiste em criar uma liga nos moldes da Premier League da Inglaterra com uma entidade específica para organizar o torneio, visando o aumento de receita na venda dos direitos de TV e captação de recursos de sites de apostas que possam se filiar à nova competição. Além disso, os clubes querem uma distribuição mais igualitária de dinheiro de premiação em competições europeias para elevar o nível médio do campeonato.
O periódico ainda diz que os principais líderes dessa nova liga são PSV Eindhoven e o AZ Alkmaar, enquanto Ajax e Feyenoord já se recusaram a participar do movimento.
Menno Geelen, dirigente do gigante de Amsterdã justificou a não participação do Ajax dizendo que: “Em nenhum país vemos os clubes obrigados a largar o dinheiro que ganham nas competições europeias. Não vamos ficar aqui vendo os outros ficarem com aquilo que nós ganhamos.”
Será que vingará a Premier League holandesa?
Fique ligado aqui no site Torcedores para saber tudo sobre o futebol no Brasil e em todo o mundo da bola!