Home Futebol Eurocopa: Bélgica vence, segue 100% e complica situação da Finlândia

Eurocopa: Bélgica vence, segue 100% e complica situação da Finlândia

Aguirre quer Inter intenso e dinâmico, rebate críticas à preparação física e fala de Gre-Nais: “Meu histórico é bom”

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Bélgica enfrentou um sistema defensivo bem organizado da Finlândia, mas acabou vencendo com gols no segundo tempo para garantir o 100% no Grupo B

Finlândia Finland 0-2 Belgium Bélgica
UEFA Euro 2020 - 3ª Rodada (Grupo B)

Em jogo realizado na Gazprom Arena nesta segunda-feira (21), a Bélgica venceu a seleção da Finlândia por 2 a 0, na ultima rodada do Grupo B da Euro  2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os belgas dominaram o jogo inteiro entrando em campo diante de uma Finlândia defensiva com 5-3-2 esperando os contra-ataques para conseguir surpreender.

A Bélgica finalizou sete vezes com três chutes no alvo durante o primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar. Porém, a Finlândia não resistiu a pressão na segunda etapa e sofreu dois gols, parando no gol contra do goleiro Hradecky e em mais uma conclusão de Lukaku.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a vitória, a Bélgica fechou o Grupo B em primeiro lugar com 9 pontos. As demais seleções terminaram com três pontos, mas o critério de desempate foi decisivo. Dinamarca terminou em segundo e avançou. Finlândia (3º) ainda possui chances de classificação. A Rússia terminou em quarto e foi eliminada.

Primeiro tempo

Na primeira etapa, a seleção da Finlândia entrou disposta a priorizar uma estratégia defensiva com linha de cinco jogadores para interromper a ofensividade belga, consideravelmente superior em qualidade técnica.

Por isso, todas as chegadas foram construídas pela Bélgica, mas as chances demoraram para surgir. A primeira finalização foi aos 13′ com De Bruyne recebendo de primeira e cruzando para Lukaku, mas o goleiro Hrádecky chegou antes.

PUBLICIDADE

Aos 15′, De Bruyne e Lukaku se envolveram em outra jogada, desta vez pela esquerda. Lukaku dominou e chutou cruzado, mas a bola acabou saindo rente à trave.

PUBLICIDADE

De Bruyne construiu outra jogada perigosa aos 22′. O jovem avançou desde o meio-campo até cruzar rasteiro para o centro da grande área. Arajuuri afastou muito mal e quase marcou contra, mas Raitala completou o serviço e afastou o perigo. No lance seguinte, Witsel aproveitou sobra na fora da área e testou Hrádecky.

O volante teve outra chance aos 32′  ao pegar sobre na entrada da área, mas acabou mandando por cima do gol, Nos minutos finais do primeiro tempo, a Bélgica estava mais incisiva.

Lukaku foi responsável por duas grandes chances. Aos 36′, recebeu outro passe certeiro de De Bruyne , sendo que desta vez foi um levantamento para o atacante da Inter de Milão desviar de cabeça, parando em Hrádecky. Dois minutos depois, Lukaku recebeu pela esquerda de Doku mas foi travado.

Encerrando o primeiro tempo, Doku recebeu pela esquerda com liberdade e fez a infiltração para a grande área buscando o chute firme. Porém, o goleiro Hrádecky estava atento e fez a melhor defesa dos primeiros 45′.

PUBLICIDADE

 

Segundo tempo

Mesmo precisando do resultado favorável para garantir vaga direta às oitavas de final, os finlandeses voltaram para o segundo tempo com a mesma estratégia do primeiro, esperando as oportunidades nos contragolpes.

Por isso, os belgas foram novamente responsáveis pelas construções de jogadas. Porém, a primeira chance de perigo surgiu utilizando a arma adversária: no contra-ataque.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, Doku arrancou em velocidade, achou Lukaku na direita, cruzou para De Bruyne dentro da área e a jogada terminou no chute travado de Trossard perto da pequena área.

PUBLICIDADE

Aos 7′, foi a vez de Eden Hazard finalizar pela primeira vez na sobra pelo lado direito. O atacante trouxe pelo meio e chutou rasteiro, saindo à esquerda do gol. Aos 10′, De Bruyne aproveitou a sobre na entrada da área e a bola passou por Witzel antes de Chadli aparecer e chutar cruzado, parando em Hradecky.

Na primeira finalização da Finlândia, Team Pukki escapou pela esquerda e fez tabela com Pohjanpalo, ajeitando para Kumara chegar de fora da área para finalizar sem intensidade com a canhota. O goleiro Courtois trabalhou pela primeira vez.

Aos 17′, mais uma ótima jogada belga com Witzel recebendo dentro da área e abrindo para Hazard chegar dominando com a direita para bater firme, mas o goleiro Hradecky fez uma grande defesa.

A Bélgica marcou o primeiro gol do jogo aos 19′ com mais uma conexão de Kevin De Bruyne com Romelu Lukaku, que apareceu na grande área para dominar e finalizar no canto esquerdo do goleiro. Entretanto, o VAR detectou impedimento e cancelou o gol.

PUBLICIDADE

Depois de 14 finalizações e um gol anulado, a Bélgica finalmente abriu o placar aos 28 minutos do segundo tempo. Em cobrança de escanteio, De Bruyne cobrou pelo lado esquerdo e Vermaelen subiu cabeceando firme. O belga acertou a trave, mas o goleiro Hradecky encostou na bola com a mão e desviou para dentro, marcando contra a Finlândia.

A Finlândia tentou responder com duas jogadas construídas por Team Pukki avançando pelo lado esquerdo. Na segunda tentativa, Lod ficou com a bola e chutou de primeira com a canhota na entrada da área, passando perto de Courtois.

Contudo, a Bélgica fechou o placar aos 35 minutos. De Bruyne recebeu na ponta esquerda e achou Lukaku dentro da área para girar e finalizar com a perna direita, vencendo o goleiro Haradecky.

Perto dos acréscimos, Hazard teve a chance final do jogo com mais uma jogada construída por De Bruyne. Recebendo na esquerda, o camisa 10 soltou o chute firme, mas a bola saiu à esquerda do gol.

PUBLICIDADE

 

FICHA TÉCNICA
FINLÂNDIA 0-2 BÉLGICA

Data: 21/06/2021, 16:00
Estádio: Gazprom Arena
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Gols: 2T 28′ Hradecky (gol contra/Bélgica); 2T 35′ Lukaku (Bélgica)

PUBLICIDADE

Substituições – Finlândia: Schuller (Sparv); Kauko (Pohjanpalo); Alho (Uronen); Forss (Lod)

Substituições – Bélgica:  Thomas Meunier (Trosard); Batshuayi (Doku); Benteke (Lukaku); Vanaken (De Bruyne)

Finlândia (5-3-2): Hrádecky; Raitala, Tolvio, Arajuuri, Shaughnessy, Uronen; Robin Lod, Tim Sparv, Kamara; Pohjanpalo, Team Pukki. Técnico: Markku Kanerva

Bélgica (3-4-3): Courtois; Boyata, Denayer, Vermaelen; Trossard, Kevin De Bruyne, Witsel, Chadli; Doku, Lukaku, Eden Hazard. Técnico: Roberto Martínez

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Better Collective