Inglaterra venceu a Croácia pelo placar mínimo neste domingo(13/06), na estreia das seleções na Eurocopa
A Inglaterra chega como uma das favoritas a conquista da UEFA EURO, a Croácia tem na base da seleção vice campeã mundial, a esperança de ir longe no campeonato continental.
O gol da vitória da Inglaterra só veio no segundo tempo, mas o domínio inglês durou todo o jogo.
O técnico Gareth Southgate escalou Raheem Sterling desde o inicio, havia a expectativa de que Grealish pudesse ser o escolhido, mas o comandante inglês preferiu a maior rodagem do ponta do Manchester City.
🏴 How England start today for their Group D opener against Croatia…@England | #EURO2020
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 13, 2021
A Croácia trouxe algumas caras novas, mas com uma base muito rodada, o meio com Brozovic, Kovacic e Modric, continua sendo o ponto forte da seleção.
🇭🇷 Modrić, Kovačić & Brozović all start for Croatia… @HNS_CFF | #EURO2020
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 13, 2021
Antes mesmo do apito inicial o jogo já gerou notícia, os atletas croatas anunciaram que não participariam do ato contra o racismo, já os ingleses se ajoelharam antes do jogo começar, a ação é um símbolo do protesto e foram aplaudidos pela maior parte dos torcedores presentes em Wembley.
A partida começou com uma blitz inglesa, destaque para o poder de marcação do volante Kalvin Phillips e a movimentação intensa do trio Foden, Mount e Sterling, Harry Kane foi pouco acionado, o que também explica a pressão sem gols nos minutos iniciais.
Os croatas demoraram se achar na marcação dos atacantes ingleses, ficou para o goleiro Livakovic salvar sua seleção, aos 9, Phillips chutou forte e mesmo com muitos jogadores na sua frente, Livakovic espalmou.
O primeiro tempo terminou morno, com as duas seleções sem achar espaços para criar.
2ºtempo
A volta para o segundo tempo foi muito semelhante ao final do primeiro, mas aos 11 minutos, Phillips que fazia grande partida, achou Sterling infiltrando pelo meio, o atacante do City tocou na saída do goleiro Croata, 1 x 0 para a seleção que buscou mais o gol.
A Seleção Inglesa se animou e aos 15, Harry Kane quase ampliou, se chocando com a trave após arremate para fora.
Aos 25, Rashford substituiu Foden, que não fazia bom segundo tempo, na Croácia, o sumido Kramaric deu lugar a Brekalo.
A Inglaterra não matava o jogo e as alterações davam um pouco mais de presença de área para o ataque croata, principalmente após a entrada de Petkovic.
Harry Kane não fazia grande partida e deu lugar ao meia Bellingham, a Inglaterra se organizava melhor na defesa e partia para o jogo de contra-ataque.
Com o jogo controlado, Southgate colocou Calvert-Lewin para segurar a bola no ataque nos instantes finais, vitória tranquila da Inglaterra, apesar de apenas 1×0 no placar.
Data e horário: 13/06/2021, às 10h (de Brasília)
Local: Estádio de Wembley, em Londres (ING)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Alessandro Giallatini (ITA) e Fabiano Preti (ITA)
LEIA MAIS
Eurocopa: Com recado de Lukaku para Eriksen, Bélgica vence a Rússia
Eurocopa: Eriksen passa mal, cai em campo e recebe massagem cardíaca
Eurocopa: Itália atropela Turquia em jogo de abertura da competição