Rodrigo Pastana fez importantes trabalhos na Série B do Campeonato Brasileiro
O Cruzeiro anunciou nesta quinta-feira a contratação de Rodrigo Pastana. O diretor executivo de 45 anos assume a vaga deixada por Mário André Mazzuco, que deixou a Toca da Raposa para comandar o departamento de futebol do Santos.
Rodrigo Pastana é formado em direito e é colaborador dos programas da CBF Acadeny (Licença A), CBF Social e outras ações da CBF, Federação Paulista de Futebol e Universidade do Futebol. Além disso, fez intercâmbio nas divisões de base do Sporting, de Portugal, em 2008.
Ele estava no CSA desde setembro do ano passado. Lá, formou o elenco que venceu o Campeonato Alagoano de 2021. Além disso, Rodrigo Pastana conseguiu ao longo dois acessos para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Torcedores.com fez o levantamento dos principais trabalhos do dirigente. Confira!
Grêmio Barueri | 2006 a 2011
Foi gerente de futebol do clube paulista por cinco temporadas. Nesse ínterim, a equipe venceu a Série A2 do Campeonato Paulista, o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e conquistou vaga na Copa Sul-Americana de 2010.
Criciúma | 2012 a 2013
Após deixar o Grêmio Barueri, o dirigente passou pelo Cascavel, Goiás e São José. No entanto, teve os trabalhos interrompidos pela a falta de bons resultados. Contudo, foi fundamental para montar o time do Criciúma que foi vice-campeão Brasileiro da Série B em 2012.
Figueirense | 2013 a 2014
Após deixar o Criciúma, ele foi contratado para comandar o departamento de futebol do Figueirense. Além do acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, Rodrigo Pastana fez trabalho de sucesso na conquista do Campeonato Catarinense de 2014.
Guarani | 2016
Rodrigo Pastana trabalhou no Bahia, ABC e Ceará antes de ser contratado pelo Guarani. Ele chegou no clube para reformular o departamento de futebol. Nesse ínterim, conseguiu formar o elenco que conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.
Paraná | 2017 a 2018
Após uma temporada no futebol paulista, Rodrigo Pastana foi contratado pelo Paraná O Tricolor fez boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2017, o time terminou na quarta colocação da competição. Ou seja, carimbou sua ia para a elite do futebol nacional.
Coritiba | 2019 a 2020
Rodrigo Pastana foi contratado após realizar bom trabalho no rival Paraná. E mais uma vez colocou um acesso no currículo. Com ele à frente do departamento de futebol, o Coritiba terminou na terceira colocação da Série B de 2019. Foi, portanto, o quinto acesso para a elite do futebol nacional conquistado pelo dirigente.