Iniciada no dia 17 de abril, restam apenas quatro rodadas a serem disputadas na competição nacional
O Brasileirão Feminino, principal liga de futebol feminino do país, chegou na sua 12ª rodada, que será disputa nesta quarta e quinta-feira (2 e 3 de junho). Após 11 jogos realizados, o que se pode observar é um grande domínio das equipes paulistas. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo se encontram nas quatro primeiras posições da competição, respectivamente. Além deles, a Ferroviária, atual campeã da Libertadores Feminina, está no 6º lugar.
Eu sei que vocês gostam de classificação atualizada quando a rodada termina… Olha ela aí! #BrasileirãoFeminino 🇧🇷 pic.twitter.com/Zab72t6frX
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) May 31, 2021
Disputa pela classificação
Dentre esses clubes paulistas, apenas Corinthians e Palmeiras, já se garantiram na próxima fase, pois não podem ser ultrapassados pelo Real Brasília, atual 9º colocado. O restante dos times classificados, até o momento, são Internacional (5º), Grêmio (7º) e Avaí/Kindermann (8º).
Com quatro rodadas a serem disputadas, ainda é possível, matematicamente, outras sete equipes se classificarem para as quartas de final. Todas as etapas do mata-a-mata serão jogadas em duas partidas. Haverá um intervalo entre os dias 28 de junho a 14 de agosto para a realização das Olimpíadas de Tóquio.
Temporada dos paulistas
Atual líder do Brasileirão Feminino, o Corinthians é o campeão vigente do torneio, comandado pelo treinador Arthur Elias. A campanha do Timão, até aqui, é de nove vitórias, um empate e apenas uma derrota, tendo o melhor ataque da competição (34 gols marcados) e a terceira melhor defesa (10 gols sofridos).
Logo atrás, o Palmeiras tem a principal destaque da competição. A atacante Bia Zaneratto é a artilheira e a líder de assistências do torneio, somando 15 participações diretas em gol. Além disso, o Verdão é o único clube invicto após 11 rodadas, com oito vitórias e três empates, tendo a melhor defesa do campeonato (apenas oito tentos sofridos).
Em caso de vitória contra a Ferroviária, o Santos também se garante nas quartas de final da competição. O Peixe tem a campanha de sete vitórias, três empates e uma derrota. Falando nela, a Ferrinha se encontra no 6º lugar do Brasileirão Feminino, sendo treinada pela técnica Lindsay Camila, primeira mulher na função a ser campeã da Libertadores Feminina, quando venceu o América de Cali por 2×1 no último mês de março.
Por fim, o São Paulo tenta repetir a campanha do ano passado, quando chegou a fase de semifinais. A atual campanha do Tricolor é de seis vitórias, quatro empates e uma derrota, com destaque para a ponta Duda, autora de sete gols no torneio.
SAIBA MAIS
Grêmio x Napoli: saiba como assistir ao jogo do Brasileirão Feminino AO VIVO
Botafogo x São José: como assistir ao jogo do Brasileirão Feminino