Conmebol divulgou nota oficial afirmando que está buscando alternativas para tentar viabilizar a Copa America nas proximas semanas
A Conmebol anunciou na noite deste domingo (30) que a Copa América não será realizada na Argentina.
Uma semana após a Conmebol ter garantido a realização da competição em território argentino após reunião com autoridades governamentais, o planejamento foi modificado novamente.
A confirmação da Conmebol ocorreu pouco depois do Ministério do Interior do governo argentino anunciar na televisão que não possui condições de realizar a competição.
Apesar de restarem 14 dias para a data prevista da competição, a Conmebol não anunciou o adiamento ou o cancelamento da competição e tenrwea ainda buscar alternativas nos próximos dias.
Martin Fernandez, jornalista do Globoesporte.com, apurou que a Conmebol convocou para a manhã desta segunda-feira uma reunião de emergência para tomar o quanto antes uma decisão quanto à organização da Copa América.
De acordo com fontes levantadas pelo GE, o cancelamento da Copa América não está descartado. Porém, a prioridade total da Conmebol é realizar a competição nas datas previstas e sem adiamento de nenhum jogo, mesmo que a competição esteja previsto para as próximas semanas.
O Chile chegou a se oferecer como possível país-sede antes da Conmebol se reunir com o governo argentino e receber garantias, as quais não foram cumpridas. Além do país chileno, os Estados Unidos estão sendo vistos novamente como uma opção à ser considerada para realizar os jogos com a presença de público. O problema é que a relação entre Conmebol e CONCACAF não é amistosa nos bastidores.
Por fim, restaria apenas a suspensão ou o cancelamento da competição, medida que será tomada apenas em caso extremo pois a Conmebol espera reter bastante lucro com a venda dos direitos televisivos para diversos países com uma competição que reunirá Neymar, Messi e Luís Suarez, dentre outras estrelas do futebol internacional.
Nota oficial da Conmebol
“A CONMEBOL informa que, em atenção às circunstâncias presentes, resolveu suspender a organização da Copa América na Argentina. A CONMEBOL analisa a oferta de outros países que mostraram interesse em abrigar o torneio continental. Em breve serão anunciadas novidades nesse sentido.”
La CONMEBOL informa que en atención a las circunstancias presentes ha resuelto suspender la organización de la Copa América en Argentina. La CONMEBOL analiza la oferta de otros países que mostraron interés en albergar el torneo continental.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) May 31, 2021
LEIA MAIS:
Mercado da bola: Corinthians volta a sondar Dentinho, do Shakhtar
Lucas Piton é o jogador mais valioso do Corinthians; confira o top-10
Flamengo chega a 10 jogadores a serviço de seleções e vê elenco ‘encurtar’ às vésperas de maratona