Conheça os cinco maiores goleadores da história da Eurocopa
Disputada desde o ano de 1960, a Eurocopa, torneio de seleções de maior prestígio do mundo, já teve grandes craques balançando as redes adversárias. Será que você se lembra ou viu jogarem todos esses jogadores cujo o único objetivo era o gol?
5º – RUUD VAN NISTELROOY
6 GOLS EM 8 JOGOS
Nistelrooy disputou duas Euros: em 2004 marcou quatro gols, levando a Holanda às semifinais, onde perdeu para Portugal de Felipão. Já em 2008 marcou dois tentos e dessa vez a Oranje caiu na quartas do torneio continental para a Rússia de Arshavin e cia.
4º – ANTOINE GRIEZMANN
6 GOLS EM 7 JOGOS
O francês ficou a frente de Nistelrooy por ter marcado o mesmo número de gols em menos jogos. Griezmann participou apenas da Euro de 2016, onde foi o artilheiro, mas a seleção francesa foi vice-campeã em casa, perdendo a decisão para Portugal.
3º – ALAN SHEARER
7 GOLS EM 9 JOGOS
O lendário artilheiro inglês esteve presente em três Eurocopas: em 92 ainda não era titular absoluto e saiu da competição zerado onde a seleção inglesa foi eliminada na primeira fase.
A Euro de 96, sediada pela Inglaterra, foi sua melhor participação, terminando como artilheiro do torneio com cinco gols e levando o English Team ao terceiro lugar. Em 2000 marcou duas vezes, mas os ingleses caíram na fase de grupos.
2º – CRISTIANO RONALDO
9 GOLS EM 21 JOGOS
O português figurou nas Euros de 2004, 2008, 2012 e 2016. Na primeira Eurocopa, um grande dissabor: a derrota na final em casa para a “zebraça” Grécia. Nessa Euro, aos 19 anos, CR7 marcou dois gols.
Em 2008, deixou um golzinho na campanha onde Portugal caiu nas oitavas para a Alemanha. Quatro anos depois o gajo foi um dos artilheiros da Euro 2012 com 3 gols, mas sua seleção caiu nos penaltys para a Espanha nas semis.
Cristiano teria o seu melhor desempenho na Euro 2016, onde se sagrou campeão em cima da França, dona da casa, marcando três gols no torneio continental.
1º – MICHEL PLATINI
9 GOLS EM 5 JOGOS
Melhor média de gol por jogo desse Top 5 (1.8), Michel Platini performou em apenas uma Eurocopa e foi mais do que suficiente, já que levou a seleção francesa ao título do torneio continental em 1984, sendo o melhor jogador e artilheiro com nove gols marcados.
Fonte: Transfermarket