Home Torcedoras Medalhista olímpico em 2008, ex-técnico da seleção brasileira feminina é contratado por clube de Portugal

Medalhista olímpico em 2008, ex-técnico da seleção brasileira feminina é contratado por clube de Portugal

Jorge Barcellos assinou contrato com o Famalicão até junho de 2023

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Jorge Barcellos assinou contrato com o Famalicão até junho de 2023

Antes de mais nada, o Famalicão acertou a contratação de Jorge Barcellos para a temporada 2021/2022. A princípio, seu contrato vai até junho de 2023. Medalha de prata com a seleção brasileira feminina em 2008, fez seu último trabalho no Avaí/Kindermann.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jorge Barcellos comunicou sua saída do clube catarinense após o falecimento do fundador e presidente do Avaí/Kindermann, Salézio Kindermann. O dirigente morreu no último sábado em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

“Estou saindo muito triste pela perda de um grande amigo. Aprendi muito com o Salézio nos 4 anos em Caçador e só tenho a agradecer pela oportunidade de ter feito parte dessa história linda”, disse o treinador em entrevista à “Rádio Caçanjurê”.

PUBLICIDADE

Antes do acerto com o clube português, Jorge Barcellos recebeu sondagens para trabalhar nos Estados Unidos. Porém, com a proposta para trabalhar no futebol europeu, o técnico desistiu e fechou a sua ida para Portugal. Dessa forma, o treinador chega ao clube com a missão de classificar o Famalicão para a Liga dos Campeões de Futebol Feminina.

PUBLICIDADE

“Assim como eu tinha a proposta de Portugal, a família também entendeu que era hora de um outro profissional tocar esse projeto”, finalizou o treinador que será substituído por Rodolfo Machado Souza.

A carreira de Jorge Barcellos

Nascido em Japeri, Rio de Janeiro, Jorge Luiz Barcellos Martins iniciou sua trajetória no futebol feminino no Vasco em 2003. Lá, ele comandou as craques Pretinha e Kelly Cristina. Posteriormente, ele foi convidado pela CBF para comandar a seleção brasileira feminina.

Jorge Barcellos conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. A conquista aconteceu após uma goleada histórica do Brasil por 5 a 0 sobre os Estados Unidos diante de 67.788 torcedores no Maracanã.

Além disso, comandou as meninas do Brasil entre 2006 e 2008. Nesse ínterim, comandou Marta, Cristiane, Formiga, Maycon e companhia na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

PUBLICIDADE

Após deixar a seleção brasileira, Jorge Barcellos comando o St. Louis Athletica-EUA, Vasco, Napoli-SC e Avaí/Kindermann. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Carioca Feminino (2013) e o Campeonato Catarinense Feminino (2017, 2018 e 2019).

Em 2011, ele reassumiu o comando da seleção brasileira feminina. Após cinco anos, o treinador teve sua primeira e única experiência no futebol masculino. Jorge Barcellos comandou o Queimados e o Boavista, ambos do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS: 

Ex-auxiliar de Parreira, Joel Santana e Lothar Matthäus vai comandar o Paysandu na Série C do Brasileiro 

Mosquera, Pacheco e mais: Relembre todos os jogadores estrangeiros que vestiram a camisa do Juventude 

Ex-meia de Vasco e Chapecoense é o primeiro reforço do Braga para a próxima temporada

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial