Flamengo tentou viabilizar até o fim presença de torcida no Maracanã, mas a prefeitura negou o pedido após análise das condições sanitárias
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na noite desta sexta-feira (14) uma nota oficial afirmando que vetou o pedido do Flamengo para realização do segundo jogo da final do Campeonato Carioca com presença de público.
Em nota oficial, a Prefeitura alegou que existe “falta de detalhes sobre o protocolo de segurança sanitária” para liberação do público.
Flamengo e FERJ se reuniram na última quarta-feira (12) e o time rubro-negro entrou com pedido à prefeitura para estudar possibilidades buscando viabilizar presença de torcida para o segundo jogo da decisão.
Desde quando o jornal O DIA revelou em primeira mão na segunda-feira (10) que a FERJ estudava liberar uma parte do Maracanã para receber torcedores, o Fluminense divulgou nota oficial posicionando-se contra à medida.
A FERJ também tentou viabilizar presença de público na Taça Rio, cogitando modificar para o Maracanã os jogos entre Botafogo e Vasco previstos para serem realizados no Nilton Santos e em São Januário, mas ambos clubes não demonstraram interesse.
Flamengo e Fluminense se enfrentarão nos dias 15 e 22 de maio, em dois sábados, nas finais do Campeonato Carioca às 21h05. pelo horário de Brasília.
O público voltaria oficialmente no futebol brasileiro neste domingo (16), a partir das 16h, quando Sampaio Corrêa e Motoclub se enfrentarão no Estádio Castelão com 6 mil torcedores. Porém, faltando apenas 72h para o jogo, o governo recuou e decidiu não liberar mais torcida no estádio.
Nota oficial da Prefeitura do Rio
“A presente Nota Técnica, emitida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – S/IVISA-RIO, tem o objetivo de esclarecer que a situação epidemiológica do Município de risco elevado para a transmissão da Covid-19 requer cautela para a liberação de eventos esportivos de grande porte com a presença de público, em razão do potencial impacto causado pelo potencial de aglomeração na entrada e saída e deslocamento de pessoas.
Por esse motivo, o Decreto Rio 48.425, de 2021 suspende a realização de eventos esportivos com a presença de público em estádios e ginásios. Em relação à solicitação do Clube do Flamengo para a Secretaria Municipal de Saúde, considerando a falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos, voltados à realização das partidas finais do campeonato carioca com a presença de público nos dias 15 e 22 de maio de 2021, e considerando também a situação epidemiológica, indeferimos a solicitação”