Home Futebol Google constata aumento no interesse pelo esporte em 2020 no Brasil

Google constata aumento no interesse pelo esporte em 2020 no Brasil

Principal site de buscas do mundo registrou um crescimento significativo em pesquisas relacionadas aos termos ligados ao âmbito da prática esportiva

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Principal site de buscas do mundo registrou um crescimento significativo em pesquisas relacionadas aos termos ligados ao âmbito da prática esportiva

O ano de 2020 marcou a chegada do novo coronavírus ao Brasil. Ao “desembarcar” no país, a Covid-19 trouxe consigo o fatídico (mas necessário) isolamento social. Porém, embora tenha causado inúmeros males, e ainda continua a causar, a pandemia parece ter despertado o interesse pela prática esportiva nos brasileiros. Pelo menos é o que afirma o Google.

Sendo o principal site de buscas do mundo, o Google constatou que houve um aumento considerável nas buscas por termos relacionados ao esporte. A empresa norte-americana aliou os seus registros com os dados levantados pela consultoria “Sport Track” e promoveu uma pesquisa em novembro do ano passado no Brasil. Cerca de 2 mil pessoas foram ouvidas. Assim, após cruzar as informações, a multinacional ratificou o tamanho do interesse brasileiro por atividades físicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com as informações obtidas, entre os meses de março e novembro as buscas por exercícios que podem ser praticados dentro de casa aumentaram duas vezes. Além disso, pesquisas em torno do ciclismo e natação cresceram, respectivamente, 144% e 230%.

Já conforme o estudo da “Sport Track”, utilizado pelo Google na formatação dos números, 39% dos brasileiros participantes da pesquisa afirmaram ter começado a praticar algum esporte novo no período. As atividades mais citadas foram caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Essas práticas fazem parte de uma tendência global do “estar bem”, o que intensifica a procura por formas de se manter saudável e melhorar a qualidade de vida e impulsiona o crescimento do interesse por novas atividades físicas”, salientou José Melchert, Diretor de Negócios de Varejo do Google.

Vale ressaltar que os dados levantados apontam para um crescimento do interesse do povo brasileiro por outros esportes, além, é claro, do futebol. No entanto, a modalidade segue em alta e ainda é a mais procurada.

Esportes que mais tiveram aumento de interesse, segundo o Google

  • Vôlei – 41% no aumento de menções (frente aos 26% do último levantamento);
  • Basquete – 21% (contra 8%);
  • Natação – 16% (contra 12%).

Práticas esportivas que mais tiveram aumento, de acordo com o Google

  • Caminhada – 30% de interações;
  • Futebol – 29%;
  • Corrida – 23%;
  • Musculação – 16%;
  • Ciclismo – 11%.

Com o agravamento da pandemia, a tendência é que os números continuem crescendo em 2021.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Vale Puskás? Meia do São Luiz faz ‘gol que Pelé não fez’ contra o Juventude no Gaúchão

Flamengo estabelece recorde de interações nas redes sociais após título do Campeonato Brasileiro

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial