Brasileirão 2021 terá início somente no final de maio
O Brasileirão 2020 ainda está em sua reta final – atrasado por causa da pandemia do Covid-19 -, mas a CBF já prepara uma novidade importante no VAR (árbitro de vídeo) para a competição de 2021. A entidade vai concentrar num único espaço o trabalho da equipe de árbitros de vídeo no país.
A “Central do VAR” do Brasileirão 2021 terá sua sede no Rio de Janeiro e as equipes de arbitragem, que atualmente ficam em cabines nos estádios, passarão a atuar neste local.
Para que não haja um atraso nas decisões de campo e a possível avaliação da equipe de arbitragem de vídeo, serão instalados cabos de fibra ótica em todos os estádios que receberão as partidas da competição.
A ideia da CBF, de acordo com o “ge.com“, é criar um grupo de elite com árbitros para trabalhar somente com o VAR, sem participação no campo, como vem acontecendo nos últimos dois anos.
Leia também: Flamengo não aceita divisão de cotas e “breca” acerto pelos direitos do Cariocão 2021
O objetivo é minimizar os erros com os profissionais cada vez mais especializados no trabalho do VAR.
Essa novidade inclusive fez com que alguns ex-árbitros desistissem da aposentadoria como é o caso de Péricles Bassols, que deixou de ser comentarista de arbitragem no canal TNT Sports para ser um dos candidatos a fazer parte deste grupo de elite.
Sede do VAR para Brasileirão 2021
O projeto da CBF prevê a construção de uma Central de Árbitro de Vídeo ao lado da sede da entidade no Rio de Janeiro, com dez cabines de VAR, o que vai possibilitar o trabalho em até dez jogos simultâneos.
Central de Árbitro de Vídeo num prédio vizinho à CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A central terá dez cabines, o que possibilita a operação de árbitro de vídeo em até dez jogos simultaneamente.
O Brasileirão 2021 será disputado entre os dias 30 de maio a 5 de dezembro.
LEIA MAIS:
20 jogadores famosos que vão atuar em mercados alternativos em 2021
Conmebol define data de início da Libertadores 2021; veja os jogos