Botafoguenses lideram petição
Torcedores do Botafogo lideraram uma petição que foi protocolada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início da semana para que não haja rebaixamento no Brasileirão 2020. O principal argumento são os prejuízos econômicos e desportivos causados pela pandemia de Covid-19.
O botafoguense José Paulo Ferreira Bouças é quem lidera o movimento, que pede que os quatro últimos colocados do Brasileirão não disputem a Série B do ano que vem.
O advogado Arley Carvalho foi quem protocolou a ação na CBF e pediu para que o pedido fosse revisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
“O que se pretende com a presente Proposta/Reclamação é impedir que, os já graves efeitos da Pandemia, tragam maiores prejuízos às entidades participantes do Brasileirão 2020, sobretudo as que vierem a configurar nas últimas quatro posições ao final”, disse ao jornal Superesportes, de Minas Gerais, o advogado dos torcedores.
Um dos argumentos usados foi a anulação do rebaixamento de equipes cariocas no campeonato estadual de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Segundo ele, não se trata de uma “virada de mesa”.
“Por décadas o país observou a prática equivocada de burla aos regulamentos com as chamadas ‘viradas de mesa’ que ocorriam, conforme acima colocado, sem que houvesse uma motivação fática ou de direito apta a considerar a ausência de rebaixamento e acesso. (…) Não se está diante de uma ‘virada de mesa’ justamente pela existência e ocorrência de um motivo fático e de direito apto a reconhecer a excepcionalidade”, disse também ao Superesportes.