Em vídeo do “Blog Soul Santista!”, Sérgio Ramos proferiu inúmeros comentários machistas em direção às mulheres que praticam o esporte
A live do último sábado (30) do “Blog Soul Santista!” em seu canal no YouTube gerou uma repercussão um tanto quanto negativa. Na oportunidade, Sérgio Ramos, comentarista convidado, insultou o futebol feminino com comentários machistas. Inclusive, em uma frase marcante, ele afirmou que a modalidade é “um lixo”.
Embora o assunto da transmissão fosse a derrota do Santos na final da Copa Libertadores para o Palmeiras, Ramos, que foi conselheiro por quatro mandatos e sócio é do clube, emendou as críticas. Aliás, os outros participantes do programa, Ian Rocha, Fabiano Reis (atualmente membro do Conselho santista) e Wagner Dias, apenas levaram a situação na brincadeira.
“Campo de futebol não é lugar de mocinha. Mocinhas no campo são aquelas que a gente enche de porrada e tira de lá, porque não é lugar para estarem lá. O futebol feminino é um lixo. Eu não assisto uma porcaria dessa de jeito nenhum”, afirmou Sérgio Ramos.
Ian alertou o companheiro de programa na sequência. “Vão te xingar aí, vão te xingar”, disse dando risada.
“Pode xingar”, frisou Sérgio.
“Isso é politicamente incorreto, Sérgio”, completou Ian, interrompendo novamente o colega.
“Então deixa eu falar para você. Eu sou incorreto. Eu teria o futebol feminino no Santos, porque é obrigado. É obrigado, então eu teria. Eu iria no Bahamas (Club, famosa boate de São Paulo), pegaria um time no Bahamas, colocaria uniformes bem coladinhos. E diria para não encostar na bola, poderiam apanhar de 50 a 0 todo jogo. E eu garanto que os torcedores de todos os times torceriam para meu time do Bahamas”, finalizou Sérgio Ramos.
Posição do “Blog Soul Santista!”
Diante da repercussão negativa nas redes sociais, o “Blog Soul Santista!”, que conta com pouco mais de 4,5 mil inscritos em seu canal no YouTube e quase 2,4 mil seguidores no Twitter, se posicionou oficialmente sobre o caso.
Confira abaixo a nota oficial do blog:
Prezados Santistas,
No último sábado, algumas horas após aquela a derrota que sofremos na final da Libertadores, o Blog decidiu fazer uma live para repercutir o nosso vice-campeonato.
A exemplo do que fizemos em diversas oportunidades, mais uma vez o blog deu espaço a um convidado, pois queremos democratizar o nosso canal do YouTube, dando espaço ao torcedor(a) santista.
Eis que alguns minutos após o início da live, o nosso convidado emitiu uma opinião bastante desrespeitosa e machista a respeito do futebol feminino, que não era o tema da live, e naquele momento nós falhamos em não ter entendido a gravidade daquelas palavras.
Como estávamos assimilando a tristeza pela derrota do nosso time de coração, com a nossa atenção dividida entre os comentários no chat, a nossa próxima fala na live, e o andamento da coisa, não percebemos o que havia sido falado.
Tanto que fizemos um comentário na sequência, a respeito da falta de atenção que os organizadores do futebol demonstram ter pela modalidade feminina, e que na nossa opinião, deveriam fazer como no vôlei, que tem regras diferenciadas para homens e mulheres.
Após isso a live prosseguiu sem nenhum comentário a esse respeito.
Ocorre que neste domingo começamos a ver uma grande repercussão a respeito dessa live e da fala desrespeitosa e preconceituosa dirigida às mulheres, e só após isso fomos assisti-la, e para a nosso espanto e indignação, as palavras estavam lá. Ditas de forma clara na nossa cara e não fizemos nada!
Retiramos do ar aquilo, e faremos uma nova live nesta segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021 para prestar os devidos esclarecimentos.
Lamentamos ter falhado como moderadores e como cidadãos, pois o preconceito deve ser combatido por todos nós, e o nosso time feminino merece o devido respeito e reconhecimento.
Ao final de tudo isso, além do aprendizado que levaremos para nossas vidas, iremos repensar tudo que fizemos até agora com o blog e com o YouTube.
Deixamos aqui nossas sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos pela fala do nosso convidado e pela nossa omissão/desatenção.