No último domingo (10), canal do jornalista Mauro Cezar Pereira no Youtube foi atacado por criminosos virtuais na plataforma de vídeos
No último domingo (10), o canal no Youtube do jornalista Mauro Cezar Pereira sofreu um ataque hacker na plataforma. Enquanto ele estava fazendo uma live, uma transmissão que nada tinha a ver com esportes passou a acontecer. O conteúdo prévio feito pelo profissional também desapareceu. Dois dias, em outra live, agora no canal Arnaldo e Tironi, mantido pelos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi no Youtube, ele deu mais detalhes sobre a situação.
Primeiro, Mauro Cezar Pereira fez graça. “Chupa hacker. Ele me ferrou, filho da puta. Vou ter que dar uns tapas na cara desse hacker, ele me arrumou um problema, meu irmão… puta que o pariu. Tive dois dias desgraçados”, riu.
Depois, ele agradeceu o apoio que recebeu de diversas pessoas. “Foi muito legal a solidariedade das pessoas. É foda você perder um canal de quinhentos e tantos mil inscritos de repente. Os caras recuperaram tudinho, foi trabalhoso, o dia inteiro, ontem e hoje mexendo com isso. Mas, agora, tá praticamente 100%. Esse pessoal foi muito bacana”, comentou Mauro Cezar.
Modus operandi
Em outro momento da live, Mauro Cezar detalhou como o ataque hacker acontece, “Até pras pessoas entenderem, o que acontece: eles hackeiam canais já de um certo porte durante as lives. E, aí, eles colocam para girar esse tipo de vídeo. Eles usam durante algumas horas, até a pessoa conseguir mobilizar o Youtube para alertar, já que isso leva um tempo. E eles levam a mensagem deles, essa é a jogada deles”, comentou.
O jornalista não deixou de citar que ele mesmo sabe que bobeou com a segurança virtual. “Eu cliquei em alguma merda, dei mole. Tava cobrando o escanteio e cabeceando. É uma imensa cagada trabalhar assim, mas eu vivo fazendo isso. Outra bobagem que eu fiz, por achar que eu perderia tempo: não usar a autenticação em dois fatores. Agora eu sou o maior defensor dessa merda. Usem no Instagram, no Twitter, no Youtube. Bota a senha, confirma no seu celular. Não deixem a senha automática no computador, também”, destacou Mauro Cesar.
Para finalizar, Mauro Cezar contou um caso engraçado que envolve até mesmo a sra. Pereira. “A minha mãe nem usa o e-mail dela. Tinha um e-mail dela que eu tinha salvo a senha e pegaram o e-mail da minha mãe, também. Ela não usa o e-mail, vou fazer um novo pra ela, mas é até engraçado”, finalizou o jornalista.