Brasileiros e sul-americanos não conseguem se entender
A CBF e a Conmebol não conseguem mais se entender quanto ao futuro do futebol no continente, que depende do Brasil, mas que tem na Conmebol seu principal comando. O blog do Marcel Rizzo, do UOL, publicou nesta sexta-feira (8) o “pé de guerra” que as duas entidades vivem há alguns meses, desde que o futebol retornou após a pausa devido à pandemia do novo coronavírus.
Isso porque o calendário do Brasil é o mais diferente em relação aos outros países sul-americanos, o que pode afetar a fase final da atual Libertadores, o início da próxima ediçao do torneio e até mesmo o Mundial de Clubes.
A CBF tem ignorado pedidos da Conmebol por adiamentos de partidas que envolvam clubes que estejam nas competições citadas, já que Copa do Brasil e Brasileirão também estão em fase final.
Por exemplo, Palmeiras e Santos estão nas semifinais da Libertadores, mas a CBF marcou rodada para o fim de semana de 30 de janeiro, justamente a data da final da competição continental.
A entidade brasileira ainda marcou jogos de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro para o dia 27 de janeiro, data em que ambas deveriam estar no Rio de Janeiro caso sejam finalistas. A Conmebol impõe no regulamento que as equipes que disputarem a decisão devem se apresentar à cidade do confronto três dias antes da data da partida.
Além disso, o Brasileirão terá seguimento em fevereiro, mesmo que a FIFA tenha divulgado o calendário do Mundial de Clubes entre 1 e 11 de fevereiro, podendo contar com um dos dois brasileiros.
Para piorar, a próxima edição da Libertadores também pode ser modificada por conta da CBF. O técnico Renato Gaúcho soltou em coletiva que a final da Copa do Brasil de 2020, caso o Palmeiras chegue à final da Libertadores e ao Mundial – Palmeiras x Grêmio se enfrentam -, poderia ser disputada em 27 de fevereiro e 3 de março.
O problema é que as fases prévias da próxima Libertadores teriam início justamente entre essas datas. Vale lembrar que a final da Copa do Brasil pode liberar uma vaga no Brasileirão, o que colocaria uma nova equipe brasileira na competição dependendo da classificação final.
Com isso, o que pode se esperar é uma confusão de datas que não tenha fácil resolução nas próximas semanas. Santos e Palmeiras se saíram bem nas partidas de ida das semifinais e podem chegar à decisão, o que ocasionaria ainda mais confusão no calendário.