O meia do Flamengo revelou ainda a discussão com o técnico Mano Menezes por causa do episódio, e cobrou respeito do treinador do Bahia
O meia Gerson, do Flamengo, deixou o campo após a vitória do time Rubro-negro por 4 a 3 sobre o Bahia, neste domingo (20), em jogo disputado no Maracanã, acusando o meia colombiano Ramirez, do time baiano, de injúria racial. O camisa 8 ainda discutiu com o técnico Mano Menezes por causa do episódio.
“Tenho vários jogos pelo profissional e nunca vim na imprensa falar nada porque nunca tinha sofrido preconceito, nem sido vítima nenhuma vez. O Ramirez, quando tomamos acho que o segundo gol, o Bruno fingiu que ia chutar a bola e ele reclamou com o Bruno. Eu fui falar com ele e ele falou bem assim para mim: “Cala a boca, negro”. Eu nunca falei nada disso, porque nunca sofri. Mas isso aí eu não aceito”, disse Gerson em entrevista ao canal Premiere.
“O Mano até falou “Ah, agora você é vítima, não é? O Daniel Alves te atropelou e você não falou nada”. Claro, porque teve respeito entre eu e ele. Eu nunca falei de treinador, mas o Mano tem que saber respeitar. Estou vindo falar aqui por mim e por todos os negros do Brasil”, acrescentou.
Após a denúncia do jogador do Flamengo, diversos clubes brasileiros usaram as redes sociais para manifestar apoio ao meio-campista do time Rubro-Negro. “O Botafogo reforça toda luta por igualdade e apoia a apuração dos fatos envolvendo o atleta Gerson, na partida entre Flamengo e Bahia. Racismo não. Racismo nunca”, escreveu o time de General Severiano.
“Nos solidarizamos com o atleta Gérson em mais um relato inaceitável de racismo no nosso futebol. Esse tipo de luta está acima de qualquer rivalidade. Que seja apurado com rigor. Não podemos tolerar esse tipo de atitude!”, publicou o Vasco, outro rival direto do Flamengo no Rio de Janeiro.
“O São Paulo Futebol Clube manifesta apoio ao meia Gerson, do Flamengo. Toda e qualquer conduta racista dentro do futebol deve ser exposta e combatida. Nenhuma voz deve se calar. Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”, postou o perfil do São Paulo.
Veja toda a repercussão:
@VascodaGama Não podemos tolerar o racismo! #RacismoNão!
— Flamengo (@Flamengo) December 21, 2020
O Botafogo reforça toda luta por igualdade e apoia a apuração dos fatos envolvendo o atleta Gerson, na partida entre Flamengo e Bahia.
Racismo não. Racismo nunca. ✊?
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 20, 2020
O São Paulo Futebol Clube manifesta apoio ao meia Gerson, do Flamengo. Toda e qualquer conduta racista dentro do futebol deve ser exposta e combatida. Nenhuma voz deve se calar.
Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.#RacismoNão
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 21, 2020
Chega de preconceito, @SCInternacional! #RacismoNao!
— Flamengo (@Flamengo) December 21, 2020
Mais um episódio de racismo no futebol. Nossas vozes precisam se elevar juntas cada vez mais alto contra o preconceito racial em nosso meio.
O Santos se solidariza com o atleta, cidadão e pai Gerson. A sua revolta com o racismo também é nossa. #RacismoNão #TimeDeBrancoeDePreto
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) December 21, 2020
Nos solidarizamos com o atleta Gerson, em mais um episódio de racismo no futebol.
Repudiamos qualquer ato discriminatório dentro ou fora das 4 linhas.@GersonSantos08 #TodasAsVozesContraORacismo
— EC Vitória (@ECVitoria) December 21, 2020
O Corinthians se solidariza com o meia Gérson, do Flamengo, repudia qualquer injúria de conotação racista, seja dentro ou fora de campo, e apoia que os fatos relatados no Maracanã sejam apurados com rigor.
— Corinthians (@Corinthians) December 21, 2020
O Sport Club do Recife se solidariza com o atleta @GersonSantos08, do Flamengo, que denunciou mais um episódio racista no futebol brasileiro. Uma luta que não pode ser calada! #NãoAoRacismo ✊?
— Sport Club do Recife (@sportrecife) December 21, 2020
A Ponte Preta, primeira democracia racial do futebol brasileiro, se solidariza com o atleta Gérson, do Flamengo, repudia qualquer ato de racismo, seja dentro e fora dos gramados, e solicita às autoridades a apuração dos fatos.#RacismoNao pic.twitter.com/j6Cx4pR3Mr
— A. A. Ponte Preta (de ?) (@aapp_oficial) December 21, 2020