Senegalês se consagrou ao marcar gol contra a seleção francesa na partida de abertura da Copa de 2002
O mundo do futebol voltou a ficar em luto. Neste domingo (29), foi anunciada a morte do ex-jogador senegalês Papa Bouba Diop, aos 42 anos. Segundo o site Goal.com, o jogador morreu após batalhar por anos com uma doença.
O jogador estava afastado do futebol desde 2013, quando se despediu do esporte após deixar o Birmingham. O meio-campista e defensor teve uma grande carreira no futebol europeu, especialmente na Inglaterra, onde atuou pelo Fulham, Portsmouth, West Ham e Birmingham.
Bouba Diop também atuou em seu país, pelo ASC Diaraf, na Suíça (onde jogou pelo Vevey Sports, Neuchâtel Xamax e Grasshopper), França (Lens) e Grécia (AEK). Mas foi nos Cottagers, onde jogou entre os anos de 2004 a 2007 onde se consagrou, recebendo o apelido de ‘Wardrobe’ (‘Armário’) pela altura, de 1.95m. Na Premier League, foram 129 jogos. No Portsmouth, venceu a Copa da Inglaterra em 1998.
We are devastated to hear news reports this evening that Papa Bouba Diop has passed away, aged 42.
Rest well, Wardrobe ? pic.twitter.com/rvU53Vqkmn
— Fulham Football Club (@FulhamFC) November 29, 2020
Mas foi pela seleção de seu país, o Senegal, que Papa Bouba Diop teve maior destaque, na campanha dos Leões de Teranga na Copa do Mundo de 2002. E o cartão de visita de jogador foi logo na partida de abertura, em que foi o autor de uma das maiores zebras da história do futebol, marcando o gol da vitória senegalesa sobre a então campeã mundial, a França, por 1 a 0.
O jogador foi um um dos destaque e o principal artilheiro de Senegal naquela Copa, com três gols e instrumental na campanha que levou a seleção africana até a fase de quartas de final. Pelos Leões, foram 63 jogos e 11 gols.
LEIA MAIS
Neymar marca contra o Bordeaux e bate recorde de Ibrahimovic no PSG; veja comparativo