Home Futebol CBF divulga maior levantamento de dados da Covid-19 no futebol brasileiro; veja resultados

CBF divulga maior levantamento de dados da Covid-19 no futebol brasileiro; veja resultados

Intenção da CBF é seguir adotando o atual protocolo nos duelos em todo o território nacional

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Após vários surtos de Covid-19 em clubes do Brasil, a CBF divulgou nesta terça (24) um levantamento sobre os efeitos da pandemia no futebol nacional. Dessa forma, 47.450 testes RT-PCR foram analisados, exames realizados em jogos partidas do Campeonato Brasileiro Masculino das Séries A, B, C, D, Aspirantes, Sub-20 e Sub-17 de 2020. Portanto, a taxa de atletas positivos foi de 1.7% (807).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante disso, a entidade reforçou que a transmissão durante os jogos é algo praticamente nulo. Sendo assim, foi indicado que o aumento do número de casos que foi registrado ocorreu fora do ambiente das quatro linhas. Após a análise, a possibilidade de uma nova paralisação no futebol brasileiro estaria praticamente descartada.

“A análise de 67 interações em que o time adversário tinha ao menos três atletas afastados por teste RT-PCR positivo, por no mínimo três semanas, evidenciou que o registro de transmissão em campo, enquanto estava sendo realizado uma partida, até o momento, foi nulo”, afirmou a CBF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
cbf

Reprodução/CBF

CUIDADOS NO COTIDIANO

Mesmo com os números positivos gerais não sendo elevados, Jorge Pagura manteve a postura de seguir cuidado da saúde das pessoas envolvidas nos jogos. Porém, o coordenador da Comissão Médica Especial da CBF frisou que também é necessário se proteger fora do ambiente do futebol.

“A vigilância ativa por meio de testagem ampla com testes RT-PCR impediu que jogadores, mesmo assintomáticos, participassem das partidas. Os dados evidenciam a eficácia das medidas de prevenção contra a Covid-19 propostas no guia (Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro). Precisamos manter a atenção com as medidas de proteção no cotidiano para seguir enfrentando o cenário de pandemia“, destacou.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Copa do Brasil: CBF define os mandos de campo das semifinais do torneio

 

PUBLICIDADE
Better Collective