Cachorrão e Galo Vermelho avançam às finais da Série A3 do Paulistão e garantem presença na Série A2 em 2021
Neste sábado (7), aconteceram os decisivos jogos de volta das semifinais da Série A3 do Campeonato Paulista. O EC São Bernardo enfrentou em casa o Comercial e o Velo Clube foi a Bauru medir forças com o Noroeste.
Após 15 rodadas disputadas na primeira fase, oito equipes se classificaram para o mata-mata. Grêmio Osasco e Paulista terminaram nas duas últimas colocações da tabela e foram rebaixados para a Segunda Divisão Sub-23, torneio que equivale ao quarto e último nível do futebol no estado de São Paulo.
Por terem feito melhores campanhas, EC São Bernardo e Noroeste tiveram a vantagem de jogar em casa a segunda partida das semifinais. Confira abaixo um resumo dos confrontos que selaram a presença do Cachorrão e do Galo Vermelho na Série A2 do Paulistão na temporada de 2021.
As datas e horários da decisão da Série A3 ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol.
EC São Bernardo x Comercial
Ao vencer o jogo de ida em Ribeirão Preto por 3 x 1, o Cachorrão conquistaria o acesso com qualquer empate em casa ou mesmo se perdesse por até um gol de diferença.
Talvez por conta de tal vantagem, a equipe do ABC paulista pouco produziu no primeiro tempo e o Comercial dominou todas as ações, chegando ao gol com o atacante Warlei, que ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti defendida pelo goleiro Maurício.
No entanto, o cenário mudou na etapa final. Aos seis minutos, o EC São Bernardo já havia virado o placar com gols de Felipe e Osvaldir. Aos 28 minutos, após boa jogada de Chuck, Raúl balança as redes pela terceira vez e dá contorno final à vitória sobre o Leão do Norte pelo placar agregado de 6 x 2.
Depois de 31 anos, o Cachorrão volta a disputar a Série A2 do Campeonato Paulista e está classificado para as finais da Série A3, após terminar a primeira fase na vice-liderança geral da competição.
EC São Bernardo: Maurício, Osvaldir, Raphael, Alexandre (Erwin) e Dante; Dudu, Willian (Yuri) e Tito (Chuck); Felipe, Victor Sapo (Raul) e Iago; treinador: Renato Peixe.
Comercial: Iago, Luã (Juninho), Cortez, Rodrigo Sabiá e Brayan; Romarinho (Bruno Sabiá), Otávio (Pedro Henrique) e Cesinha (Russo); Biro Paraíba (Lucas Lino), Warlei e Wesley Tanque; treinador: Fahel Júnior
Noroeste x Velo Clube
O jogo de ida, disputado no último fim de semana no estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro, terminou empatado sem gols. Dessa forma, o vencedor em Bauru seria finalista e garantiria o acesso. Em caso de nova igualdade no marcador durante o tempo regulamentar, a vaga seria então decidida nas cobranças de pênaltis.
O primeiro tempo no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, teve poucas oportunidades criadas pelos dois times. Os donos da casa tiveram grande chance com Richarlyson, mas o gol não saiu.
Na etapa final, o Noroeste passou a pressionar mais e Leleco e Guilherme Teixeira quase balançaram as redes logo no início. Porém, aos 11 minutos, o Velo Clube inaugurou o marcador na primeira vez em que se lançou ao ataque: após cobrança de escanteio, Lucas Duni anotou 1 x 0 para os visitantes.
Quatro minutos depois, em jogada de contra-ataque, Niander recebe cruzamento do lado direito e aumentou para 2 x 0.
Sem outra alternativa, o Norusca partiu para cima na tentativa de pelo menos igualar o placar e levar a definição da vaga para as cobranças de penalidades. Até que Richarlyson, o mesmo que perdeu boa chance no primeiro tempo, diminuiu para 2 x 1 aos 41 minutos, depois de cruzamento de Yamada.
O árbitro assinalou sete minutos de acréscimo, mas a reação do Noroeste foi insuficiente e, apesar da melhor campanha na classificação geral da primeira fase, o time de Bauru acabou sendo eliminado dentro de seus domínios na partida decisiva da fase semifinal.
O Velo Clube agora enfrentará o EC São Bernardo nas finais da competição e está com vaga assegurada na Série A2 do Campeonato Paulista do ano que vem.
Noroeste: Pablo, Carlinhos (Lucas Shallon), Jean Pierre, Guilherme Teixeira e Renan (Denilton); Matheus Blade, Jonatas Paulista, França (Yamada) e Richarlyson; Fidel (Leleco) e Pedro Felipe; treinador: Luiz Carlos Martins
Velo Clube: Felipe, Everton (Alexandre Carvalho), Diogo, Leonardo e Janilson; Niander, Lucas Paranhos (Luís Riberto), Felipinho e Eurico; Igor Eto’o (Cristian) e Lucas Duni (Samuel); treinador: Cléber Gaúcho
— Torcedores.com (@Torcedorescom) November 6, 2020