Contrato de Ramón Díaz com o Botafogo vai até dezembro de 2021
O Botafogo voltou a enfrentar grande rejeição no mercado antes de fechar a contratação do técnico Ramón Díaz. A O argentino, a princípio, chega ao clube para substituir Bruno Lazaroni. Foram ao menos oito nomes cogitados. Porém, eles rejeitaram comandar a equipe, segundo apuração do Torcedores.com.
O primeiro deles foi Dorival Júnior, demitido recentemente do Athletico Paranaense. O treinador recebeu contato inicial alvinegro na última semana. No entanto, o ex-técnico de Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo e Vasco alegou estar atravessando um momento familiar delicado. Por isso, estaria impossibilitado de trabalhar no futebol carioca.
Depois, o Botafogo voltou a procurar Roger Machado, ex-Bahia. O técnico mais uma vez neste ano – já havia feito antes da efetivação de Bruno Lazaroni, negou se transferir para General Severiano. Ele disse que não pretende voltar a trabalhar nesta temporada. No entanto, não descartou a possibilidade voltar a conversar no futuro visando um trabalho de longa duração.
Siga o Torcedores também no Instagram
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Ney Franco, que comandou o Botafogo entre 2008 e 2009, também foi procurado por representantes alvinegros. Só que, assim como os demais, rejeitou retornar ao clube da Estrela Solitária. Após fracassar no comando de Goiás e Cruzeiro, o treinador vai tirar o resto do ano para descansar e se reciclar.
O quarto nome foi o de Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, o Lisca ‘Doido’, atual técnico do América-MG. A direção alvinegra olhava com atenção o trabalho do treinador na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas as conversas não evoluíram após o treinador revelar que não pretende abandonar o projeto de reconduzir o clube mineiro a elite do futebol brasileiro.
Francisco Arce, do Cerro Porteño, surgiu como nova opção e é o único nome que o diretor de futebol Túlio Lustosa confirma ter procurado oficialmente. O treinador, contudo, rejeitou o convite para seguir clube paraguaio, que tem interesse em renovar seu contrato até dezembro de 2021. Recentemente, o ex-jogador teve o nome especulado no Coritiba e Palmeiras.
Alexandre Gallo era mais uma opção a Francisco Arce e chegou a receber um contato inicial dos dirigentes do Botafogo, mas pesou contra a rejeição ao nome por parte de conselheiros alvinegros. Após acertar as bases salariais com o treinador, o clube voltou atrás e desistiu do anúncio. A notícia, inclusive, foi comemorada pela torcida nas redes sociais.
Alexandre Guimarães e Daniel Garnero foram as outras apostas internacionais do Botafogo. O brasileiro naturalizado costarriquenho está disponível no mercado após deixar o comando do América de Cali. Porém, ele rejeitou o convite alvinegro. Já o treinador argentino disse que a prioridade é voltar a trabalhar no seu país depois que foi demitido do Olímpia, do Paraguai.
Clube quase fechou com técnico venezuelano
O técnico venezuelano, César Farías, se ofereceu para treinar o Botafogo mesmo sem autorização da Federação Boliviana de Futebol. A negociação irritou o presidente da entidade, Marcos Rodríguez, que exigiu uma compensação financeira para liberá-lo para o alvinegro. Sem acordo com o dirigente, o clube desistiu da contratação e seguiu buscando uma alternativa no mercado internacional até fechar com Ramón Díaz.
O último trabalho de Ramón Díaz
Em 2020, Ramón Díaz comandou o Libertad antes de acertar com o Botafogo. Ele foi contratado pelo clube após breve passagem pelo Pyramids FC, do Egito e Al Ittihad, da Arábia Saudita no ano passado. Na passagem pelo futebol paraguaio, o treinador acumulou 14 vitórias, quatro empates e seis derrotas, em um aproveitamento de 75%.